Você já ouviu falar sobre essa doença infecciosa?
Quem responde é o médico e deputado federal pelo Partido Progressistas de Mato Grosso do Sul, Dr. Luiz Ovando: “Ela é transmitida por mosquitos e se manifesta de forma semelhante à dengue, podendo confundir nos sintomas!
Segundo ele, com o acompanhamento médico correto, são indicados medicamentos para aliviar os sintomas enquanto o sistema imunológico combate a infecção.
– Primeiros óbitos
Duas pessoas morreram no Brasil em decorrência da febre do Oropouche, sendo os dois primeiros óbitos atribuídos mundialmente a essa doença provocada por um vírus pouco conhecido e transmitido por picadas de mosquitos maruim, também conhecido como mosquito-pólvora.
Aqui está o que se sabe até agora sobre este arbovírus, um tipo de vírus transmitido aos humanos por certos insetos.
– O que ocorreu no Brasil? –
Duas mulheres “com menos de 30 anos, sem comorbidades”, mas com “sintomas semelhantes a um quadro de dengue grave”, sucumbiram à febre do Oropouche no estado da Bahia, de acordo com o Ministério da Saúde.
“Até o momento, não havia relato na literatura científica mundial sobre a ocorrência de óbito pela doença”, afirmaram as autoridades, que também mencionaram investigações sobre outra morte possivelmente associada a essa febre no sul do país.
– Onde e como circula esse vírus? –
Detectado pela primeira vez no arquipélago de Trinidad e Tobago em 1955, esse arbovírus é transmitido principalmente aos humanos por picadas de mosquitos.
“De acordo com o nosso conhecimento atual, o vírus não é transmitido diretamente de pessoa para pessoa”, disse à AFP a especialista italiana em doenças infecciosas Concetta Castilletti.
As autoridades de saúde brasileiras também estão investigando seis possíveis casos de transmissão da doença de mulheres grávidas para seus filhos.
Com informações da IstoÉ