A visita fez parte das atividades complementares do curso de Ciências Biológicas
Katiuscia Fernandes – Acadêmicos da Unidade de Mundo Novo/MS tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica ao Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em Maringá-PR. A visita contou com a participação dos alunos do curso de Ciências Biológicas, Agronomia e do Mestrado em Biodiversidade e Sustentabilidade Ambiental.
A visita fez parte das atividades complementares do curso de Ciências Biológicas e proporcionou aos estudantes um contato direto e enriquecedor com conteúdo acadêmico, por meio de exposições interativas e muito aprendizado prático.
O MUDI é conhecido por oferecer uma abordagem única ao ensino, unindo teoria e prática de forma lúdica e envolvente. Durante o passeio, os acadêmicos exploraram exposições sobre uma vasta gama de temas, como biomas, insetos, morcegos, os perigos do tabagismo no organismo humano, anatomia humana por meio de peças anatômicas, paleontologia, geologia, física e química. Além disso, a visita foi uma excelente oportunidade para interação e troca de experiências entre os acadêmicos.

Para os alunos, a visita ao MUDI foi uma oportunidade de ver de perto e entender de forma mais intensa os conceitos discutidos em sala de aula. Pedro Gabriel, que é aluno do 1º ano do Curso de Ciências Biológicas, compartilhou seu entusiasmo: “A visita foi uma experiência incrível, pois o acervo deles é enorme e, somado à uma didática exemplar, nos permitiu ter um contato mais próximo com os conteúdos estudados de forma teórica. Eu particularmente fiquei mais encantado com as peças anatômicas reais, que por sinal me pegaram de surpresa. Poder ver tudo aquilo de perto e entender sua complexidade foi maravilhoso!”
Larissa de Oliveira, acadêmica do 3º ano do mesmo curso, também compartilhou sua impressão sobre a atividade. Ela ressaltou o vasto acervo do museu, que abrange diversas áreas das ciências biológicas, como botânica e zoologia. “O MUDI dispõe de um rico acervo relacionado às diversas áreas das ciências biológicas como a botânica e zoologia, portanto a visita ao museu proporcionou uma experiência enriquecedora e permitiu o contato com materiais inéditos”, afirmou Larissa.
Para a professora Vanessa Daiana Pedrancini coordenadora do curso de Ciências Biológicas, essa visita técnica foi um momento ímpar na formação dos estudantes. “O MUDI é uma ferramenta extraordinária para reforçar o conhecimento teórico. Quando os alunos têm a oportunidade de ver as exposições de perto, eles conseguem entender com muito mais clareza os conceitos que estudam em sala de aula. Além disso, essa experiência os prepara melhor para o mercado de trabalho, pois os aproxima da realidade profissional após a graduação”, afirmou.
Os alunos retornaram para Mundo Novo certos de que o aprendizado vai muito além da sala de aula. A visita ao MUDI não apenas consolidou o conhecimento teórico, mas também reforçou a importância de atividades práticas no processo educativo. Ao entrarem em contato com temas complexos de forma palpável e interativa, os alunos se sentiram mais preparados e motivados para os desafios acadêmicos e profissionais.
A experiência foi um marco importante na formação dos futuros biólogos, que saíram do museu mais conscientes e curiosos sobre o mundo natural e científico, prontos para continuar sua jornada de aprendizado com mais entusiasmo.