Um homem de 42 anos foi preso na manhã deste domingo (25) após ser flagrado ateando fogo em uma área de mata na cidade de Batatais, próximo à divisa com Franca, no interior de São Paulo.
A equipe da Polícia Militar (PM) realizou a prisão do suspeito no bairro Central Park, após receber uma denúncia de moradores que observaram a ação dele.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), quando os agentes militares chegaram no local, o fogo já tinha começado a se alastrar.
A pasta afirma que o homem tentou fugir, mas foi capturado. No momento da prisão, o suspeito ainda explicou aos policiais que faz parte de uma facção e chegou a gravar um vídeo em que comemorava a ação de atear fogo na região.
O homem, que já tem passagens por roubo, furto, homicídio e posse de droga, foi conduzido ao plantão da Delegacia Seccional de Franca, onde foi indiciado por causar incêndio. Com ele, a equipe policial apreendeu uma garrafa com gasolina e um isqueiro.
Caso se repete
Na manhã deste sábado (24), um idoso, de 76 anos, também foi preso após atear fogo em uma área de mata no Jardim Maracanã, em São José do Rio Preto (SP).
A Polícia Militar foi acionada e o caso foi registrado no plantão da Delegacia Seccional da cidade.
Em outra ocorrência, na zona sul do município, a equipe policial teve acesso a imagens que mostram um motociclista ateando fogo em uma área de mata, que passou a ser investigado pelos agentes, para identificar o autor e tomar as medidas necessárias.
Ação de criminosos nas queimadas
Após incêndios de grandes proporções atingirem vários pontos do estado de São Paulo ao longo desta quinta-feira (22) e sexta-feira (23), o governador do estado Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que houve ação de criminosos nas queimadas no interior de São Paulo.
Em entrevista coletiva neste domingo (25), Tarcísio mencionou as prisões acima.
O Governo do estado decretou estado de emergência em 45 cidades de SP, válido por 180 dias, em publicação no Diário Oficial do estado na manhã deste domingo (25).
A Defesa Civil de São Paulo também informa que 46 municípios estão em alerta máximo, sendo que 21 enfrentam focos ativos de incêndio.
Desde o início dos incêndios, o governo paulista montou um gabinete de crise com a Defesa Civil, que segue trabalhando para monitorar e conter o fogo.
Neste domingo (25), a administração estadual, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, lançou um pacote de ações para produtores rurais afetados pelos incêndios.