Lei institui Programa de conscientização, prevenção e primeiros socorros nos casos de obstrução de vias aéreas por corpo estranho
Idealizada pelo Promotor de Justiça Fernando Esgaib, foi sancionada nesta quinta-feira (27) Lei municipal que institui o Programa de conscientização, prevenção e primeiros socorros de casos de obstrução de vias aéreas por corpo estranho no âmbito do município de Campo Grande.
A sanção ocorreu durante ato realizado no Paço Municipal, conduzido pela prefeita Adriane Lopes, e contou com a presença do Promotor de Justiça Fernando Esgaib, do vereador Betinho, autor da proposição, e outras autoridades do município.
Os inúmeros casos noticiados de engasgamentos fatais levaram Fernando Esgaib a perseguir soluções para que medidas de prevenção e de primeiros socorros possam ser efetivamente aplicadas. Há cerca de dois anos ele próprio engasgou-se e, não fosse a realização da manobra de Heimlich por pessoas próximas, poderia não ter sobrevivido.
O Promotor de Justiça se engajou pessoalmente na causa. Passou a buscar dados, a disseminar conhecimento e a buscar formas de fazer com que toda a sociedade possa saber como agir em emergências, como a busca pela regulamentação, por força de lei, de um programa de sensibilização e capacitação dos cidadãos campo-grandenses.
Por isso, ao submeter a proposta na Câmara Municipal, o vereador Betinho inclusive apelidou a iniciativa de “Lei Fernando Esgaib”. “É fundamental que as pessoas ao redor consigam identificar rapidamente os sinais de engasgamento. O valor e pertinência da lei estão justificadas na importância da conscientização do tema e a preservação de inúmeras vidas”, comemorou o Promotor de Justiça ao ver o projeto transformando-se em realidade.
Lei – A lei sancionada prevê a promoção de campanhas educativas, capacitação de profissionais de ensino, saúde e orientações para a comunidade escolar e estabelecimentos de saúde, abordando técnicas de primeiros socorros em situações de engasgo.
A lei também estabelece a restaurantes da capital, bares e similares a fixação de cartazes em locais visíveis com ilustrações das manobras de desobstrução de vias aéreas, bem como a capacitação dos colaboradores destes estabelecimentos para a realização de tais procedimentos, facilitando o rápido atendimento em emergências.
“Ao disseminar esse conhecimento, promovemos uma comunidade mais segura e preparada, onde cada indivíduo tem o potencial de ser um salvador em emergências. A educação e a prática dessas técnicas são investimentos valiosos na saúde e bem-estar de todos os cidadãos”, finalizou o Promotor de Justiça.
Zana Zaidan