A Responsabilidade Social faz parte do propósito e da história da Águas Guariroba. Em 2024, os programas e projetos de Responsabilidade Social da concessionária beneficiaram mais de 20 mil pessoas, comprovando que atuação social e ambientalmente responsável representa um compromisso de longo prazo da empresa com os campo-grandenses.
Entre os projetos, o Voluntariado da concessionária reuniu 480 colaboradores neste ano, que atenderam mais de 9 mil pessoas em Campo Grande. O programa organiza ações voluntárias realizadas por colaboradores da concessionária em diversos bairros de Campo Grande. O objetivo é apoiar comunidades em situação de vulnerabilidade, levando dignidade para as famílias, seja por meio da educação, geração de renda ou serviços sociais.
“Entendemos que a Águas Guariroba tem um papel muito importante de responsabilidade na formação da cidade e sua população, que vai além do saneamento. Como operadora de um serviço público essencial à vida, compreendemos que servir as pessoas é uma das nossas principais vocações”, explica a coordenadora de Reponsabilidade Social da Águas Guariroba, Bia Rodrigues.
Entre os programas, pode-se destacar o Pioneiros, Afluentes, De Olho no Óleo e Mãos e Obras.
Neste ano, as inscrições do Programa Pioneiros bateram recorde, com 258 alunos de 26 escolas de Campo Grande. O programa contempla aprofundar o conhecimento dos jovens alunos da rede pública sobre o mercado de trabalho e a atuação de diferentes profissões no setor de saneamento básico, além de contribuir para a reflexão sobre o futuro profissional.
“O principal objetivo do programa é, além de fazer a conexão entre os alunos e a concessionária, trazer o conhecimento do mundo coorporativo, empreendedorismo e empregabilidade no jovem uma solução na aérea de saneamento. Com o projeto os alunos conhecem como é o saneamento na prática e como ele chega em suas casas”, comentou Jhonatan William da Cruz Santos, analista de Responsabilidade Social.
Já o programa Mãos e Obras teve 113 inscritos em seus cursos de capacitação. Realizado em parceria com o SENAI/MS, ele foi criado para incentivar a capacitação e entrada no mercado de trabalho da população, principalmente entre os moradores de bairros que estão recebendo obras de expansão da rede de esgoto da concessionária.
“É uma oportunidade de capacitar as pessoas para o mercado de trabalho, fomentando assim a geração de renda e o empreendedorismo. O SENAI foi a instituição escolhida para estar junto da gente nesta iniciativa, porque sabemos do conhecimento e experiência que ela tem para poder capacitar esses alunos”, ressaltou Bia Rodrigues.
Com o programa “De Olho no Óleo”, nos últimos 12 meses foram arrecadados mais de nove mil litros de óleo usado. A iniciativa se preocupa em dar um destino correto a esse agente causador de prejuízos inestimáveis ao meio ambiente. O programa, além de incentivar o descarte correto, realiza ações de conscientização, explicando que não é recomendado jogá-lo em pias, ralos ou no próprio solo.
Parte do óleo arrecadado é utilizado no projeto Bolha de Sabão, que incentiva o reuso sustentável do óleo de cozinha com a transformação em sabão em pó, líquido, sabonetes e produtos de limpeza em geral, por meio da capacitação de mulheres de baixa-renda, que vivem em comunidades de Campo Grande. Somente neste ano, foram 17 oficinas realizadas, com 237 participantes, promovendo a geração de renda através de uma prática sustentável.
“É um programa aberto para toda comunidade e gratuito, ensinando a fazer o sabão ecológico. Um dos principais objetivos é evitar que o óleo de cozinha usado seja descartado na rede de esgoto, além de criar uma geração de renda extra a essas famílias”, explicou Fernanda Lima, analista de Responsabilidade Social.
Por fim, o programa Afluentes tem por objetivo promover um canal aberto de comunicação entre a comunidade e a empresa. Por meio do relacionamento com as lideranças comunitárias, a empresa se aproxima dos moradores, conhece suas necessidades, e ouve sugestões e opiniões sobre os serviços prestados.
“Além de fazer um balanço dos investimentos e ações desenvolvidas na cidade, as reuniões do Afluentes são uma oportunidade de esclarecer dúvidas, ouvir e oferecer uma resposta às solicitações da comunidade. Por meio do relacionamento com as lideranças comunitárias, a empresa se aproxima dos moradores, em 2024 foram realizados 2700 serviços a partir de pedidos do programa”, finaliza Bia Rodrigues.