Já pensou se a sua fatura de água e esgoto pudesse se transformar em uma árvore? Esse é a ideia da dupla ganhadora da 5° Edição do Programa Pioneiros da Águas Guariroba. Realizado em parceria da Secretaria de Estado de Educação (SED/MS), o programa tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos jovens alunos da rede pública sobre o mercado de trabalho e a atuação de diferentes profissões no setor de saneamento básico, além de contribuir para a reflexão sobre o futuro profissional.
Os jovens Débora Miranda e Andrew Calazans, a partir das aulas no programa com a mentoria de colaboradores da concessionária, idealizaram o projeto ´Fatura Viva´: faturas impressas no chamado papel semente. A ideia é que o consumidor possa plantar as faturas impressas após o pagamento, contribuído com o meio ambiente e a sustentabilidade.
“O principal objetivo do programa é, além de fazer a conexão entre os alunos e a concessionária, trazer o conhecimento do mundo coorporativo, empreendedorismo e empregabilidade no jovem uma solução na aérea de saneamento. Com o projeto os alunos conhecem como é o saneamento na prática e como ele chega em suas casas”, explicou Bia Rodrigues, Coordenadora de Responsabilidade Social.
Durante a capacitação, os alunos participaram de reuniões e palestras online e aulas presenciais com gestores da concessionária. Para a etapa final, os alunos, se organizaram em dupla para elaborar projetos abordando as ações sustentáveis e de saneamento. O trabalho finalista seguira para a seletiva nacional, onde irá disputará com os projetos selecionados das outras unidades participantes do Programa Pioneiros.
“Esse foi um projeto bem difícil de elaborar, a ideia foi muito bem orientada pelo nosso mentor e o projeto em si capturou a nossa atenção porque foi muito bonito conhecer sobre o saneamento e as políticas de sustentabilidade na Águas Guariroba, fomos inspirados a desenvolver nossa própria iniciativa. Nós gostamos muito de participar do programa”, comentou a aluna Débora Miranda, integrante da dupla ganhadora da fase regional.
Esse ano, o projeto liderado pelo Setor de Responsabilidade Social da Águas Guariroba teve um recorde de inscrições com mais de 250 alunos. Durante as aulas práticas os alunos conheceram pelas Estações de Tratamento de Esgoto e Águas, Central de Serviço, Viveiro, vivenciando uma imersão no dia a dia da concessionária.
O programa foi idealizado pelo compromisso com o futuro dos jovens e com o desenvolvimento das cidades onde a Aegea atua, com as concessionárias sendo agentes de transformação e formadoras de talentos.