O projeto de lei recebeu parecer favorável do relator o deputado Dr. Luiz Ovando (PP/MS)
Em tramitação na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 1035/2015, de autoria do deputado Fausto Pinato (PP/SP) e relatado pelo deputado Dr. Luiz Ovando (PP/MS), propõe a criação de Unidades de Urgência em Fisioterapia (UUF) dentro das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A iniciativa. de acordo com o relator da matéria, visa proporcionar atendimento fisioterapêutico imediato a pacientes que apresentam dores agudas ou problemas respiratórios, condições tratáveis por terapias manuais que, segundo o projeto, podem ser atendidas de forma eficaz e rápida, reduzindo filas e otimizando o sistema de saúde.
O deputado Dr. Luiz Ovando, médico com quase cinco décadas de atuação e vice-líder do Progressistas na Câmara, elogiou a proposta do colega de bancada, destacando a importância da ampliação dos serviços de fisioterapia nos atendimentos de urgência e emergência. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que mais de 80% da população mundial enfrenta dores nas costas ao longo da vida.
Ao justificar seu parecer favorável ao projeto, Dr. Ovando pontuou que a medida trará uma resposta rápida e eficaz para pacientes com quadros de dor aguda, melhorando o acesso a um cuidado multidisciplinar essencial.