Nesta semana, a Secretaria Estadual de Mato Grosso do Sul confirmou mais duas mortes causadas pela influenza, aumentando o número total de óbitos pela doença em 2024 para 65. O boletim epidemiológico divulgado na quinta-feira (11) também revela que foram registrados 14 novos casos da doença, elevando o total de casos confirmados este ano para 559.
As vítimas fatais mais recentes são duas idosas, uma de 105 anos, residente em Campo Grande, e outra de 75 anos, moradora de Dourados. Ambas apresentavam histórico de comorbidades, o que agravou o quadro clínico da infecção por influenza.
DOENÇA
A influenza, uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, pode variar de leve a grave, sendo potencialmente fatal,especialmente em indivíduos com condições de saúde subjacentes. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, dor de cabeça, dores musculares, tosse seca e fadiga extrema. Em casos mais graves, pode levar a complicações como pneumonia, insuficiência respiratória e até morte.
IMUNIZAÇÃO
Conforme informações do boletim, a vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção mais eficazes para proteger contra essa doença e, principalmente, contra a evolução para complicações e óbitos. A vacinação também contribui para a redução da circulação viral na população, protegendo especialmente os indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.