Famílias da parte alta de Corumbá receberam, na manhã gelada do último domingo (14), ação social realizada pela Igreja Adventista. A praça CEU, no bairro Jardim dos Estados, sediou o projeto Missão Calebe.
O objetivo é levar às famílias atendimentos médicos nas áreas de ortopedia, cardiologia, fonoaudiologia e odontologia, além de serviços de aferição da pressão arterial e teste de glicemia. Profissionais de psicologia e nutrição, também participaram.
O projeto Missão Calebe é um programa voluntário que incentiva jovens adventistas a dedicarem suas férias a serviços comunitários.
O pastor, Rodrigo Assi, líder dos Jovens para a Igreja Adventista em MS, disse que o intuito da ação é ajudar a comunidade naquilo que ela precisa, levando o amor de Cristo e a palavra bíblica para cada um.
“O projeto Missão Calebe teve início em 2005, na Bahia, se estendeu para um programa em todo o Brasil e América do Sul. Os jovens se mobilizam em ações comunitárias e sociais e também evangelísticas nesse período. Eles se juntam em equipes, para levar às pessoas o amor de Cristo. Hoje, todos os jovens são de Corumbá e o projeto é realizado em todo o Estado”, disse o pastor Rodrigo.
Leonardo Cabral/Diário Corumbaense
Varal solidário disponibilizou 500 peças de roupasO pastor da Igreja Adventista em Corumbá, Fernando Oliveira, reforçou a ação como solidariedade ao próximo.
“Nós temos uma média de 300 jovens aqui em Corumbá, trabalhando em vários bairros da cidade. Fizemos várias ações solidárias, sociais e também de cunho evangelístico, trazendo a palavra de Deus. E, hoje, celebramos com essa ação solidária, trazendo uma feira de saúde, orientação médica, varal solidário e ainda a entrega de marmitas. A Prefeitura tem nos dado apoio abrindo portas e cedendo os locais, para que os esforços sejam alcançados. Solidariedade é o que move toda essa galera, jovens estão motivados a ajudar seu próximo, com ações que acontecem em vários locais de Corumbá”, falou o pastor Fernando.
Mesmo com vento forte e o clima gelado, Dhayanne Gonçalves, veio com o filho pequeno. Ela disse o Diário Corumbaense, que soube da ação pela internet e resolveu conferir de perto. “Sempre é bom a gente ter uma ação dessas, olhando para o próximo, ainda mais nesse frio. Com o varal solidário, podemos levar peças de roupas, como casacos. Além disso, tem os serviços de saúde, vou aproveitar alguns atendimentos”, frisou Dhayanne.
Aferição da pressão arterial foi um dos serviços oferecidos no bairro Guatós, Letícia Arruda, também avaliou o projeto como positivo. Ela soube da ação após a mãe avisá-la e sem perder tempo, veio também com a filha.
“Uma ação boa, onde a gente tem oportunidade de receber atendimento, informações necessárias. Temos que aproveitar. Conferi a minha glicemia e também recebi algumas peças de roupas para suportar esse frio”, comentou Letícia.
Mais de 500 peças de roupas foram distribuídas no varal solidário e cerca de 300 famílias cadastradas, receberam as marmitas solidárias.
Conselheiras tutelares também participaram para oferecer orientações às famílias. A ação foi organizada em parceria com médicos voluntários, o Instituto de Saúde Baruki, a Secretaria de Assistência Social e a Prefeitura de Corumbá. O apoio de empresários locais reforçou o compromisso da comunidade em promover o bem-estar social.