A pedido do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), a Polícia Militar Ambiental (PMA) de Porto Murtinho e o Instituto de Criminalística estão dando continuidade às perícias nas áreas atingidas pelos incêndios florestais no Pantanal. Em parceria com peritos criminais de Jardim e Campo Grande, as ações buscam identificar as causas dos incêndios e eventuais responsáveis.
O Núcleo de Geotecnologias (NUGEO) do MPMS identificou diversos pontos de ignição que resultaram na destruição de uma grande área de vegetação no Pantanal este ano. Após a identificação, as coordenadas são repassadas à força-tarefa, que envia agentes para investigar e determinar as causas dos incêndios.
A força-tarefa é composta pelo Ministério Público Estadual, Governo do Estado por meio da Polícia Militar Ambiental, Instituto de Criminalística, Polícia Civil, Grupamento Aéreo, Corpo de Bombeiros, e Polícia Federal.
Essas ações refletem o esforço das autoridades em proteger o Pantanal e o compromisso do MPMS de que não ocorram incêndios no Pantanal sem que haja investigação das causas e possíveis responsáveis.
Cyro Clemente – Revisão: Fabricio Judson