DOURADOS – Conheça o Plano de Governo da candidata a prefeita Bella Barros

O Plano de Governo de Bella Barros (PDT), que tem como vice Paulão da Chama, dá ênfase aos pilares de desenvolvimento econômico e emprego, políticas sociais e desenvolvimento humano, infraestrutura e organização do espaço urbano e rural, gestão pública e participação popular, finalizando com ações afirmativas e de solidariedade social. Para a coligação “Dourados Mais Bela”, o mesmo é um instrumento de trabalho que deve ser atualizado sempre que as necessidades da população assim exigirem.

Entre alguns, chama a atenção a criação de uma academia de artes, desenvolvimento de uma zeladoria e provimento de ‘subprefeituras’.

No âmbito do desenvolvimento econômico, estão entre as ações propostas impulsionar convênios com o sistema de indústria e entidades representativas de Mato Grosso do Sul, manter na Rede Municipal de Ensino um programa para promover a cultura empreendedora, criação de um mercado municipal e promover centros gastronômicos. 

Para incentivo à agricultura local, o documento versa sobre apoiar a instalação de indústrias para transformação da produção rural (frutas, cana de açúcar, hortaliças, mel, peixe etc.), incentivar a criação de associações de produtores rurais, criar, em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, feiras para divulgar a produção rural do município e promover o desenvolvimento do produtor local, destinar produtos oriundos da agricultura familiar e pequenos produtores, para a merenda escolar, entre outras ações.

Para a região sul de Dourados, principalmente nas sitiocas, Bella acredita na necessidade de revitalização e de um reordenamento urbano nas comunidades.

Como valorização da cultura e turismo local, o plano afirma a necessidade da construção de uma nova praça com conceito de espaço de eventos, revitalização das praças existentes, incentivo ao turismo religioso no município, com o objetivo de potencializar eventos tradicionais como Corpus Christi e Festa da Aparecida. São apontadas ainda a transformação do Estádio de Futebol Douradão em Arena Multiuso por meio de convênios e ou PPP (Parcerias Público Privadas).

Para a saúde, a coligação aponta a necessidade de aprimorar a gestão do sistema do setor, por meio de melhoria dos processos de administração, qualificação e desenvolvimento de pessoal, efetivo controle social e adequação das ações e recursos para o atendimento básico, especializado, de urgência e emergência e vigilância à saúde. Para a infraestrutura, melhorias nas instalações de todos os equipamentos de saúde do município são apontadas.  No atendimento aos munícipes, a cobertura do Programa de Saúde da Família deve ser ampliada. O documento aponta ainda manter e intensificar as ações de parceria com hospitais e clínicas de diversas especialidades, bem como intensificar as ações e parcerias juntos aos equipamentos de saúde do Estado e terceiro setor. Uma inovação proposta é a implantação da telemedicina.

Na educação, a candidata aponta a necessidade em geral de melhorias na infraestrutura, tecnologia e recursos humanos e foca em ações para os Centros infantis, tais como reforma, ampliação, modernização e construção de novos em regiões deficitárias.
A ampliação do EJA (Ensino para Jovens e Adultos), implantação da   inteligência artificial na Central de Matrículas e implantação do ensino em tempo integral na rede municipal de ensino também são defendidas.

Bella Barros acredita que para fortalecimento da assistência social existe a necessidade de aprimoramento dos serviços oferecidos no Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e novamente aposta em parcerias com o terceiro setor, neste ponto para fornecimento de serviços e atendimento das necessidades do município e cumprimento das políticas públicas de assistência social. É destacada ainda a criação de uma equipe volante para atendimento junto à zona rural e comunidades mais distantes dos equipamentos de assistência constituídos, busca ativa para inclusão nos serviços de assistências à população das aldeias, entre outros.

São encaminhamentos do “Dourados Mais Bela”, reformar os equipamentos históricos do município, criar uma Academia de Artes Municipal, um Clube dos Poetas, um Cine Clube e um Clube de Dança, formar uma ‘big’ banda municipal, além de festivais de música, teatro, dança e arte de rua. Neste segmento, o terceiro setor é apontado para criação de intercâmbio artístico cultural.

Um ponto distinto do plano é sobre o desenvolvimento de uma zeladoria para a cidade, a qual seria responsável por ações de conservação e manutenção dos espaços públicos, visando tanto a convivência urbana como a rural. Essa ajudaria a garantir a manutenção e limpeza das ruas, praças, jardins e áreas verdes públicas municipais, o bom funcionamento da iluminação pública, manutenção das estradas rurais do município e apoiaria na manutenção e conservação dos prédios públicos.

Entre as proposições estão ainda a implantação de um Plano Municipal de Desenvolvimento Rural em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e a possível implantação de “subprefeituras” nos distritos municipais, com destaque a “executar as ações de zeladoria nos distritos em apoio com as subprefeituras”.

O Plano de Governo de todos os candidatos à prefeitura de Dourados estão disponíveis no Portal Divulga Cand e podem ser acessados na íntegra. O endereço é: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/.

Compartilhe:

Sobre Nós

Somos seu portal de notícias confiável e atualizado, trazendo as principais informações locais, nacionais e internacionais. Nossa equipe dedicada trabalha 24 horas por dia para oferecer jornalismo de qualidade, com credibilidade e imparcialidade.

© 2024 Todos Os Direitos Reservados – Gazeta Morena