De 2 a 4 de outubro, será realizado o 7º Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química da Região Centro-Oeste, com o tema Sustentabilidade e Bioeconomia: o papel fundamental da Química. O evento é voltado para alunos do ensino médio, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área. As inscrições devem ser feitas até o dia 2 de outubro nesta página.
Segundo o professor do Instituto de Química (Inqui) e vice-secretário da Sociedade Brasileira de Química, Adilson Beatriz, o objetivo do encontro é promover a interação entre a comunidade universitária e científica, incentivando a troca de conhecimentos e a interdisciplinaridade. O evento explora as conexões entre a química, a sustentabilidade e a bioeconomia, demonstrando como essa ciência pode auxiliar na criação de processos e produtos mais ecológicos, reduzir o impacto ambiental e impulsionar a economia verde. “Este encontro serve como uma plataforma para o compartilhamento de resultados de pesquisas, além de fortalecer o ensino superior e promover a formação de estudantes, tanto de graduação quanto de pós-graduação, com uma abordagem interdisciplinar”, afirma o pesquisador.
O professor também destaca que esta edição do evento contribui para o desenvolvimento científico e tecnológico da região Centro-Oeste ao promover um espaço de troca de experiências entre pesquisadores, estudantes e profissionais. “O encontro incentiva discussões sobre temas inovadores, o que pode resultar em novos projetos de pesquisa, parcerias interinstitucionais e aplicação de tecnologias sustentáveis”, complementa.
Com uma programação diversificada, o evento terá palestras, mesas-redondas, apresentações de pesquisas e minicursos. Serão abordados temas como ensino de química; físico-química e ciências dos materiais; química analítica; química ambiental; química inorgânica; química orgânica; bioquímica; química de produtos naturais; e tecnologia e inovação em química.
Além de ser um espaço para a troca de conhecimentos, o encontro busca incentivar a formação de redes de colaboração entre universidades, institutos de pesquisa e indústrias. “O evento conta com o apoio da UFMS, de diversos grupos de divulgação científica, [unidades regionais da] Sociedade Brasileira de Química, e recebe suporte financeiro da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação”, conclui o professor Adilson.
O professor do Inqui e secretário regional da Sociedade Brasileira de Química de Mato Grosso do Sul, Edson dos Anjos dos Santos, reforçou que é a primeira vez que o evento é realizado em Campo Grande e na UFMS. “Este ano, o evento traz como tema a Bioeconomia e a Sustentabilidade, duas áreas que devem caminhar juntas e que são protagonistas para melhorar o cenário atual do que o mundo vem enfrentando com os adventos do clima e poluição. Pretendemos fomentar reflexões sobre o papel da química e áreas correlatas no desenvolvimento de estratégias e soluções para enfrentar os desafios contemporâneos, e promover o networking entre estudantes, professores e pesquisadores, para que possam confluir suas ideias e contribuir para a ciência produzida no Brasil”, finaliza.
O 7º Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química da Região Centro-Oeste será realizado no Complexo Multiuso 1, em frente ao Teatro Glauce Rocha, na Cidade Universitária. Para mais informações e inscrições, acesse a página.
Lúcia Santos