Policiais federais apreenderam cerca de R$ 200 mil em dinheiro vivo na casa do ex-prefeito de Duque de Caxias Washington Reis (MDB-RJ) nesta quinta-feira (4).
Segundo investigadores, a maior parte do valor – R$ 164 mil – estava em notas de real. Havia, também, cerca de 7,5 mil dólares e “alguns euros”, que ainda serão contados e convertidos.
A PF vai investigar de onde vieram esses recursos, e por que estavam armazenados em dinheiro vivo.
As buscas foram pedidas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes no inquérito que apura um suposto esquema de falsificação de cartões de vacina em Duque de Caxias, durante a pandemia de Covid.
Também foi alvo a secretária de Saúde do município, Célia Serrano.
O que diz o ex-prefeito
O ex-prefeito Washington Reis divulgou nota em que nega irregularidades, chama a operação de “covardia” e diz que está “comprometido com a população fluminense” – ele é o atual secretário de Transporte e Mobilidade Urbana do Rio.
Leia a íntegra abaixo:
Hoje (04), recebi agentes da Polícia Federal em minha residência, em Xerém, Duque de Caxias. Como figura pública com mais de 32 anos de atuação política, estou ciente dos desafios enfrentados pelo nosso país em meio a uma polarização política intensa.
O ano de eleições traz consigo muitas tensões e, infelizmente, também covardias.