De forma inédita, a Universidade oferece aulas presenciais e on-line para turmas iniciantes de italiano. A iniciativa é uma ação da Agência de Internacionalização (Aginter) e das pró-reitorias de Extensão, Cultura e Esporte e de Gestão de Pessoas, em parceria com a Università degli Studi di Cagliari, como parte do Project Transnational Italian in Higher Education. As inscrições podem ser feitas por estudantes, servidores, colaboradores e pela comunidade externa até 14 de setembro neste link. Há também a oferta de vagas para clubes de conversação, voltado para pessoas de todos os câmpus.

O diretor da Aginter, Gustavo Cancio, enfatiza que a internacionalização é estratégica para o desenvolvimento da UFMS. “Ao fortalecer nossas parcerias acadêmicas no exterior, ampliamos oportunidades de mobilidade, pesquisa conjunta e inovação. Isso se traduz em uma formação mais qualificada para estudantes, em novas perspectivas de carreira para nossos servidores e em maior visibilidade internacional da Instituição. A comunidade universitária e a sociedade se beneficiam, pois uma Universidade internacionalizada é capaz de atrair investimentos, fomentar intercâmbio cultural e responder de forma mais criativa e integrada aos desafios contemporâneos”, afirma.
Ainda de acordo com Cancio, o objetivo da ação é apoiar a formação linguística da comunidade universitária, preparando-os para interagir com países de língua italiana. “Essa iniciativa se insere no esforço maior da UFMS em alinhar sua Política Linguística ao seu processo de internacionalização, previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional 2025–2030, integrado ao Projeto Pedagógico Institucional, e na Política de Internacionalização”, reforça o diretor.
Os interessados podem escolher duas turmas: presencial, nas segundas e quartas-feiras, das 17h30 às 19h, ou a distância, nas terças e quintas-feiras, das 17h30 às 19h. O clube de conversação aberto ao público é realizado em dois horários: às terças-feiras, das 19h30 às 21h, no formato on-line, ou às quartas-feiras, das 19h30 às 21h, no formato presencial.
As vagas serão oferecidas prioritariamente para a comunidade universitária e, posteriormente, serão abertas para a comunidade externa. O critério de seleção para estudantes de graduação será a Média Geral de Aproveitamento e os estudantes de pós-graduação serão classificados de acordo com o número de disciplinas cursadas com aproveitamento A e B. Já os servidores serão selecionados conforme o tempo de exercício na UFMS.
“Estamos oferecendo não apenas cursos de italiano iniciante, mas também clubes de conversação, tanto presenciais quanto on-line, para ampliar as oportunidades de prática do idioma. Trata-se de uma ação pioneira que reforça o compromisso da UFMS em democratizar o acesso ao aprendizado de línguas e em criar condições concretas para que nossos estudantes, servidores e a comunidade externa possam participar de programas internacionais”, pontua Cancio.