Em 2025, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul intensificou sua comunicação com a sociedade por meio do rádio. O boletim TJMS Informa, produzido pela Secretaria de Comunicação do Tribunal, passou a ser veiculado semanalmente em diversas emissoras do Estado, levando informações relevantes sobre serviços, decisões judiciais e campanhas institucionais.
A escolha do meio não foi por acaso. Dados de pesquisas de consumo de mídia realizadas entre 2023 e 2024, com mais de 30 mil entrevistas em todos os 79 municípios, revelaram que o rádio é um dos meios mais confiáveis entre os que consomem esse canal. Segundo o levantamento, 72% dos ouvintes declaram confiar no conteúdo transmitido pelo rádio, o maior índice entre todos os meios avaliados. Os dados foram divulgados publicamente pelo secretário de Comunicação do Estado, Frederico Fukagawa, durante o 1º Encontro Regional de Rádio e TV – MIDIACOM MS.
Com base nesses números, a SCom do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul estruturou o boletim TJMS Informa como uma ferramenta de prestação de contas e educação cidadã. Ao longo do ano, o rádio passou a compor o elenco de canais diretos para divulgar temas como a implantação do sistema eproc, que inicia a substituição do atual Sistema de Automação da Justiça (SAJ), e a possibilidade de pagamento de débitos judiciais por Pix e cartão de crédito, diretamente no site do TJ.
O boletim também explicou a regulamentação da intimação eletrônica de medidas protetivas por WhatsApp, além de dar visibilidade ao trabalho do Nupemec, que atua na conciliação e mediação de conflitos familiares e cíveis, evitando judicializações desnecessárias.
Campanhas sociais ganharam espaço, como o projeto Cartório 60+, voltado ao atendimento especializado de idosos. Além disso, foram divulgados o mutirão da Energisa para negociação de dívidas e o curso de preparação à adoção “Nasce uma Família”.
A ampliação da estrutura do Judiciário, promovida em 2025, pela administração do Des. Dorival Renato Pavan, como a instalação de novas varas em Campo Grande, Paranaíba e Iguatemi, e a abertura do 34º concurso para juiz substituto, também foram temas abordados.
A comunicação do TJMS está presente nas redes sociais e nas plataformas digitais com projetos e estratégias específicas e orgânicas e aposta também no rádio, que, segundos os números levantados, mantém sua força como meio de penetração e capilaridade, alcançando públicos diversos, especialmente no interior do Estado.



