Senador garante mobilidade a engenheiros, arquitetos e agrônomos na Rota Bioceânica

Neiba Ota – O Senado vota nesta semana, amanhã e quarta-feira, em regime de urgência articulado pelo senador Nelsinho Trad (PSD/MS), o Acordo Marco do Mercosul de Reconhecimento Recíproco e Outorga de Matrículas Temporárias, assinado em julho de 2022. O tratado permite que engenheiros, arquitetos, agrônomos, geólogos e agrimensores atuem em países do bloco por até dois anos sem revalidação de diplomas, prorrogáveis por igual período.

Na mesma sessão, presidida pelo senador Nelsinho, a Comissão de Relações Exteriores também aprovou a tramitação do Tratado sobre Biodiversidade Marinha em Áreas além da Jurisdição Nacional, assinado em setembro de 2023, que fortalece a posição do Brasil na proteção ambiental. Os dois projetos de decreto legislativo ratificam tratados internacionais.

Segundo Nelsinho Trad, a medida de Acordo do Mercosul dá fôlego a obras estratégicas, como a Rota Bioceânica, que vai ligar Mato Grosso do Sul ao Chile passando por Paraguai e Argentina. “Nosso estado será um dos maiores beneficiados. Isso significa mais profissionais, mais integração e mais agilidade para grandes projetos”, afirmou.

Compartilhe:

Sobre Nós

Somos seu portal de notícias confiável e atualizado, trazendo as principais informações locais, nacionais e internacionais. Nossa equipe dedicada trabalha 24 horas por dia para oferecer jornalismo de qualidade, com credibilidade e imparcialidade.

© 2024 Todos Os Direitos Reservados – Gazeta Morena