Seminário debate estratégias para reduzir mortes por câncer de mama 

O Congresso Nacional promove nesta quarta (29) o seminário “Rumo a zero mortes evitáveis por câncer de mama: acesso, desafios e o papel dos três Poderes e da sociedade civil”. O evento, que acontece às 15h30 no Plenário 14 da Câmara dos Deputados, tem como objetivo principal mobilizar as esferas política e técnica, bem como ONGs, associações e movimentos sociais, para uma ação integrada em prol da redução da mortalidade.

A abertura contará com a presença de lideranças políticas femininas da Câmara e do Senado, além de representantes do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Justiça e Tribunal de Contas da União. Os painéis, mediados por parlamentares, contarão com a participação de instituições como Femama, Oncoguia, ONG Recomeçar, Instituto Natura e SBOC — parceiras da Secretaria da Mulher nas ações do Outubro Rosa, campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama.

O primeiro painel vai apresentar dados e estudos de impacto, contextualizando as desigualdades regionais e socioeconômicas que impedem o acesso a rastreamento, diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes oncológicas. Já o segundo painel vai propor soluções e ações articuladas para que o país alcance a meta de redução da mortalidade em 12,5% até 2030, garanta 60% dos diagnósticos em estágio I e II e possibilite às pacientes iniciar o primeiro tratamento em 60 dias em pelo menos 80% dos casos.

O evento culminará com a formalização de um termo de compromisso das instituições presentes pela redução de mortes evitáveis por câncer de mama, reforçando as metas da Iniciativa Global contra o Câncer de Mama.

Compartilhe:

Sobre Nós

Somos seu portal de notícias confiável e atualizado, trazendo as principais informações locais, nacionais e internacionais. Nossa equipe dedicada trabalha 24 horas por dia para oferecer jornalismo de qualidade, com credibilidade e imparcialidade.

© 2024 Todos Os Direitos Reservados – Gazeta Morena