O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, encaminhou, na última terça-feira (18), mensagem aos deputados da Assembleia Legislativa (Alems), pedindo autorização legislativa para se licenciar do cargo por um período de 19 dias, entre dezembro e janeiro.
De acordo com o texto, caso seja autorizado, o governador se licencia das funções de 29 de dezembro de 2025 a 16 de janeiro de 2026, oportunidade em que se ausentará do Estado.

Durante o período, a chefia do Poder Executivo Estadual será exercida, em substituição, pelo vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSD).
Licença – Entre o fim do ano passado e ano, o governador já pediu três autorizações para se licenciar das funções.
A primeira foi a título de férias, de 23 de dezembro de 2024 a 14 de janeiro deste ano.
Na ocasião, o vice-governador de Mato Grosso do Sul, Barbosinha, assumiu o cargo de governador em exercício de 1º a 14 de janeiro.
No período anterior, de 26 de dezembro de 2024 até a transmissão do cargo para Barbosinha, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Gerson Claro (PP), exerceu a função de governador interino.
A segunda licença de Riedel foi de 13 a 20 de abril, quando deputados estaduais o autorizaram a se ausentar do Estado e do País. Barbosinha também ficou a frente do governo no período.
Nesta “miniférias”, Riedel viajou, junto com a esposa Mônica Riedel, para a Alemanha, onde mora o filho do casal há cerca de um ano, fazendo pós-graduação.
” É um momento importante, ele está há quase um ano lá e nós ainda não fomos vê-lo, saber um pouquinho da rotina dele, da vida dele, da universidade que ele está, estar mais próximo um pouquinho aproveitando esse feriado”, disse o governador, antes da ida.
A última licença foi de 9 a 12 de outubro, quando o governador acompanhou a primeira-dama, Mônica Riedel, que participou da Maratona de Chicago, nos Estados Unidos.
Foram meses de treino, acordando de madrugada, restrição alimentar e tudo que uma preparação de atleta exige. Senti a obrigação de estar ao lado dela nesse momento único”, afirmou o governador na ocasião.




