
A grande final do “O Quilo é Nosso 2025” reuniu representantes de todas as regiões do país, reforçando a força e a diversidade do modelo de restaurante a quilo, um formato tipicamente brasileiro, e tendo o restaurante Bom Almoço como representante sul-mato-grossense, que ficou em primeiro lugar na final de MS e sétimo lugar na final nacional do concurso gastronômico.
Promovido pela Abrasel em parceria com o Mundo Mesa, o concurso O Quilo é Nosso valoriza a gastronomia local, conforme afirmou João Francisco Denardi, presidente da Abrasel no MS. “Essa é mais uma oportunidade de valorizarmos a nossa gastronomia, mostrando que nossos restaurantes podem disputar de igual para igual em nível nacional. Por ser a primeira vez que nosso Estado participa, ficamos muito satisfeitos com a participação dos associados, do público e, principalmente, porque nosso representante, o restaurante Bom Almoço, fez bonito na competição”, elogiou.
A empresária Joelma Paim, do restaurante Bom Almoço, falou sobre a experiência. “Foi uma experiência maravilhosa, o nível da competição é altíssimo. Participar dessa final nacional nos estimulou a já pensarmos na próxima receita que iremos inscrever no concurso do ano que vem, pois, além de aumentar o movimento em nosso restaurante, atraindo mais clientes, O Quilo é Nosso ainda nos incentiva a aprimorar as técnicas e os ingredientes dos nossos pratos. Estamos muito satisfeitas e aconselhamos os associados Abrasel no MS a também se inscrever no próximo ano”, convidou a empresária.
As receitas finalistas foram preparadas na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, na última quarta-feira (29), diante de um júri técnico composto por Antônio Alberto Aguiar (Tombé), diretor executivo da Pluxee; Ana Mosquera, redatora-chefe da Prazeres da Mesa; Dawilson Fonte, professor de gastronomia na Anhembi Morumbi; Angelica Vitali, chef e empresária do Gastrô Brasil; e Ana Carolina, campeã do MasterChef Brasil 2023.
O anúncio dos vencedores aconteceu nesta quinta-feira (30), durante o evento Mesa ao Vivo São Paulo. O primeiro lugar foi para o prato “Tilápia do Espírito Santo: Tradição e Consciência”, criado pelo chef Hélio da Silva, do restaurante Mister Cook, de Vitória (ES), que destacou ingredientes regionais e valorizou a culinária capixaba. É a primeira vez que o Espírito Santo conquista o título nacional.
O segundo lugar foi para o Vila Marian Bar e Restaurante, localizado na Barra dos Coqueiros (SE), com o prato “Gratinado de Banana da Terra com Charque”, criado pela chef Daiana dos Santos. A terceira colocação ficou com o Calçada do Sabor, de Recife (PE), que apresentou o prato “Tesouro Nordestino”, assinado pelo chef Marivaldo Neto.
A participação da finalista de Mato Grosso do Sul na final do “O Quilo é Nosso” foi subsidiada pela Abrasel.




