O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), implantou na noite de sexta-feira, dia 29 de agosto, o Projeto Padrinho na comarca de Coxim.
A solenidade de lançamento ocorreu no auditório da Igreja Assembleia de Deus Nova Aliança e contou com a presença de autoridades dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, além de representantes de entidades, instituições e da sociedade civil.
A cerimônia de abertura foi conduzida pela juíza Tatiana Dias de Oliveira Said, titular da 2ª Vara Cível de Coxim, que ressaltou a importância do projeto para mostrar à sociedade a realidade das crianças em situação de risco e estimular o exercício da cidadania. “Todos nós que trabalhamos no sistema de justiça, pode parecer para alguns, que veem de fora, que trabalhamos com processos. Mas, em verdade, nós trabalhamos com vidas. E esses processos da infância, não têm apenas prioridade: eles têm prioridade absoluta. Isso porque não há nada mais importante que a infância e nada mais importante que a infância roubada. Quem irá devolver esses anos a essas crianças?”.
A magistrada destacou ainda que, mais do que uma preocupação, a responsabilidade pela proteção das crianças é um dever de toda a sociedade, não apenas dos integrantes dos Poderes Legislativo, Executivo ou do sistema de justiça, afirmando que todos são chamados a garantir a integridade e os direitos das crianças.
Outro ponto destacado por Tatiana Said foi que, em Coxim, desde 2016, não se institucionalizam mais crianças em casas abrigo. Isso porque se avalia que a permanência de uma criança por apenas três meses em um abrigo pode acarretar perdas emocionais e intelectuais equivalentes a um ano de desenvolvimento. Atualmente, o município conta com o programa Família Acolhedora, que oferece todo o suporte necessário até que se defina a situação específica de cada criança ou adolescente, cujos genitores estejam em processos de suspensão ou destituição do poder familiar, seja para o retorno ao lar biológico, seja para o encaminhamento à adoção.
A servidora Fábia Ferreira da Silva, junto com o núcleo psicossocial em parceria do GAAM (Grupo de Apoio à Adoção Manjedoura), serão os responsáveis pela condução do Projeto Padrinho na comarca de Coxim, buscando oferecer a oportunidade de vivenciar experiências de amor, cultura, lazer e educação, enriquecendo o cotidiano das crianças e adolescentes ampliando seus horizontes para um futuro melhor.
A implementação do projeto contou também com a participação da juíza Katy Braun do Prado, titular da Vara da Infância, da Adolescência e do Idoso de Campo Grande. A inauguração teve início com apresentações culturais, incluindo a performance teatral “Espelho da Vida: As Ameaças que o Futuro Encerra”, encenada pelo grupo de teatro Melhor Idade em Cena, projeto de extensão da UFMS – Campus Coxim. Em seguida, os alunos do Centro de Educação Infantil Maria Santana encerraram as apresentações de abertura ao público com uma dança ao som do Balão Mágico.
Saiba mais – Criado em 2000, o Projeto Padrinho é uma iniciativa da Vara da Infância, da Adolescência e do Idoso de Campo Grande, coordenado pela CIJ do TJMS. O projeto tem como objetivo aproximar a sociedade da realidade de crianças e adolescentes acolhidos em instituições, promovendo vínculos afetivos, apoio material e novas oportunidades de desenvolvimento.
O projeto oferece quatro formas de participação: o apadrinhamento afetivo, que aproxima padrinhos e madrinhas das crianças, proporcionando momentos de afeto, convivência e carinho; o apadrinhamento material, com contribuições que ajudam a suprir necessidades como medicamentos e roupas; a participação como prestador de serviço, em que profissionais de diversas áreas oferecem apoio direto às instituições de acolhimento; e o apadrinhamento cultural, que possibilita o acesso à cultura por meio de atividades como visitas a museus, cinemas e teatros.
Para quem deseja participar como padrinho ou voluntário, o contato pode ser feito pelo telefone (67) 99841-9904 ou pelo Instagram @projetopadrinhocoxim. O endereço do Núcleo Psicossocial de Coxim é Avenida General Mendes de Moraes, nº 70, bairro Jardim Aeroporto.
Autoridades – O evento contou ainda com a presença do defensor público Rafael Duque de Freitas, do delegado regional da Polícia Civil Gabriel Cardoso, representado pelo delegado Fábio da Silva Magalhães, da presidente do Grupo de Apoio à Adoção Manjedoura, professora Dra. Silvana Zanchetti, do prefeito de Coxim, Edilson Magro, do presidente da Câmara Municipal, Luiz Eduardo dos Santos, do tesoureiro da OAB seccional Coxim, Jucelino Oliveira da Rocha, representando o presidente Darci Cristiano de Oliveira, da representante da família acolhedora, Adriana Lima de Andrade, e do comandante do 47º Batalhão de Infantaria, Coronel Glaucijander Melo de Freitas, entre outros.