O projeto “Música Erudita nas Escolas e Universidades” realiza nesta terça-feira (4), sua quarta apresentação da atual circulação em Campo Grande. O concerto ocorrerá a partir das 9h30 na Escola Municipal Irene Szukala localizada no Jardim das Hortências que fica na Rua Iemanjá, s/n, região sul da cidade.
A perspectiva é de que o projeto conte com a presença de cerca de 330 alunos com uma experiência sensorial e inclusiva. A proposta é democratizar o acesso à arte, aproximando crianças e jovens da sonoridade erudita em um formato leve, interativo e cheio de descobertas.
A vinda do projeto ao colégio Irene Szukala surgiu de um gesto espontâneo da diretora adjunta Marilene de Araújo, que conheceu a proposta pelas redes sociais e decidiu levar o concerto até a comunidade escolar.
“Sim, foi um pedido meu. Vi a divulgação do projeto nas redes sociais e entrei em contato com o Evandro para saber como poderíamos trazer o concerto à nossa escola. Isso foi em maio de 2024. Temos professores de arte com formação em música e incentivamos todas as linguagens. Acreditamos no poder transformador da arte e, principalmente, da música — que nos humaniza”, afirma Marilene.
Com 1.975 alunos matriculados, a Escola Municipal Irene Szukala atende da Educação Infantil ao 9º ano. Para o concerto desta terça, são aguardados alunos com idades entre 11 e 16 anos.
“Estamos ansiosos porque foi mais de um ano de espera. Agora, vendo o projeto acontecer em outras escolas, não vemos a hora de vivenciar esse momento aqui também”, completa a diretora.
A iniciativa é do grupo Opus Vivare, formado por Evandro Dotto (violão), Bianca Danzi (soprano) e Gabriel Almeida (violino), que têm levado a música clássica para espaços educativos e comunitários desde o ano de 2023.
Para Evandro Dotto, idealizador do “Música Erudita nas Escolas e Universidades”, o concerto na Irene Szukala marca um novo momento do projeto — em que o interesse também parte das próprias instituições de ensino.
“No início, nós íamos atrás das escolas e universidades para apresentar a proposta. Agora, estamos recebendo convites de educadores que querem viver essa experiência com seus alunos. Isso mostra que o projeto atingiu um novo estágio, em que a música erudita começa a ser reconhecida como uma ferramenta pedagógica e transformadora dentro das escolas”, destaca Evandro.
Sobre o projeto – Criado há dois anos, o “Música Erudita nas Escolas e Universidades” já percorreu nove municípios e realizou mais de 20 apresentações, atingindo mais de 2 mil pessoas em Mato Grosso do Sul. O grupo tem passado por escolas, universidades e lares de idosos, levando a cada público uma vivência imersiva e acessível com a música clássica.
Após a apresentação na Irene Szukala, o grupo encerra a circulação deste ano com concerto no dia 25 de novembro (terça-feira), na Escola Municipal Isauro Bento Nogueira, no Distrito de Anhanduí.

O projeto é realizado com investimento da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal, por meio de edital via Fundac e Prefeitura de Campo Grande, com apoio da Semed – Secretaria Municipal de Educação. Informações pelo Instagram – @eviolaodotto | @opusvivare.




