Mães da UCINCa vivenciam passeio terapêutico com recém-nascidos
Um gesto simples, como o abraço de uma mãe, pode ter efeitos poderosos na saúde de um bebê. Essa conexão, comprovada por estudos científicos, é a base do método canguru, prática que promove o contato pele a pele entre mãe e recém-nascido, especialmente em casos de prematuridade.
Na Santa Casa de Campo Grande, mães da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) vivenciaram um momento especial: o primeiro passeio externo com seus filhos após um longo período de internação. A iniciativa, acompanhada por profissionais da saúde, teve como objetivo proporcionar bem-estar físico e emocional às mães e aos bebês.
Natiele Donadoni, de 40 anos, está há 35 dias na unidade com seus filhos gêmeos e aprovou a experiência. “É muito bom sair do quarto. As janelas são fechadas, não dá para saber se faz sol ou chuva. Nós perdemos a noção do tempo. É bom sair do quarto para os bebês irem se acostumando”, relatou.
A psicóloga Bernadete Fontoura, que acompanhou o passeio, reforça os benefícios da atividade. “Após longo período de internação, é natural que o nível de estresse da mãe aumente. O passeio é terapêutico e serve para diminuir esse estresse”, explicou.
Outra mãe que participou da ação foi Geórgia Pereira Duarte, de 28 anos, com seu bebê de apenas 15 dias. “Lá no quarto é muito fechado. Não vemos quase ninguém. Gostei e agora quero sair sempre”, comentou, com o filho aconchegado ao peito.
Além da psicóloga, estiveram presentes a técnica de enfermagem Simara Ramires dos Santos e a fisioterapeuta Lohanna Macedo. “O contato da pele da mãe com a do bebê acalma o bebê e faz com que ele escute o coração da mãe”, destacou Lohanna.
A prática do método canguru é respaldada por diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), que em 2022 recomendou que o contato pele a pele seja iniciado imediatamente após o nascimento, sempre respeitando as condições clínicas do recém-nascido.
A Santa Casa de Campo Grande reafirma seu compromisso com o cuidado humanizado e integral, promovendo ações que fortalecem o vínculo entre mães e bebês e contribuem para uma recuperação mais acolhedora e saudável.



