A Prefeitura de Dourados, através do Instituto de Meio Ambiente (Imam), e o Clube de Observação de Aves da Grande Dourados (COA) estão com inscrições abertas para fotógrafos profissionais e amadores que queiram participar da exposição fotográficas intitulada “Dourados e Suas Aves”, mostra realizada em comemoração aos 90 anos de emancipação político-administrativa do município. As fotografias selecionadas poderão ter uma exposição física e ficará hospedada na página do Imam.

Cada participante poderá enviar até 10 fotografias de sua autoria, feitas no município de Dourados até o dia 30 de novembro de 2025. As imagens devem ser encaminhadas através do e-mail fauna.imam@dourados.ms.gov.br, mas para fazer a inscrição e autorizar o uso das fotografias para a exposição o inscrito precisará preencher formulário pelo link do Google Forms no seguinte endereço: https://forms.gle/7VXdHdCmprVSo3RU6.
O diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente de Dourados, Fábio Luís da Silva, destaca a importância da mostra. “É com grande satisfação que o Instituto de Imam, em parceria com o Clube de Observação de Aves da Grande Dourados, promove a exposição ‘Dourados e Suas Aves’, iniciativa que integra as comemorações dos 90 anos do nosso município e reforça o compromisso de Dourados com a valorização da biodiversidade, da educação ambiental e da participação social”, enfatiza.
Ele também fala da importância da atividade desenvolvida pelos observadores de pássaros de Dourados e região. “As aves registradas pelos fotógrafos e observadores revelam muito mais do que belas imagens”, ressalta Fábio Luís. “Elas contam a história dos nossos ecossistemas, mostram a riqueza da fauna local e nos lembram da responsabilidade coletiva na proteção do meio ambiente”, continua. “Cada foto enviada representa um olhar atento para a natureza que nos cerca e um gesto de preservação que inspira toda a comunidade”, completa o diretor-presidente do Imam.
Para o município, a atuação dos observadores e fotógrafos é ainda mais importante. “Ao reunir imagens produzidas aqui no município, esta exposição estimula o sentimento de pertencimento, promove o conhecimento científico e reforça a importância das áreas verdes, dos parques urbanos, das matas ciliares e dos corredores ecológicos de Dourados”, completa Fábio Luís da Silva.
A mostra vai detalhar as mais diferentes espécies de aves encontradas no município. “Quero agradecer e parabenizar todos os participantes que contribuem com seu talento, sensibilidade e dedicação”, ressalta o diretor-presidente do Imam. “Vocês ajudam a construir uma cidade que reconhece e valoriza seu patrimônio natural”, ressalta Fábio Luiz. “Que esta exposição seja um convite para que mais pessoas conheçam, respeitem e protejam as aves de Dourados, fortalecendo a cultura da conservação e o compromisso com um futuro sustentável”, conclui.
TURISMO DE OBSERVAÇÃO
O turismo de observação de aves cresce em todo o país e tem atraído cada vez mais apaixonados por pássaros. O Clube de Observação de Aves da Grande Dourados reúne grupos de municípios da região , fortalecendo a preservação ambiental e o aviturismo. Criado em 2015 por universitários, principalmente da área de Biologia, o COA é um coletivo que reúne pessoas dos mais diversos segmentos, para observar aves na cidade e região.

As atividades do grupo incluem observações semanais, onde os participantes não apenas registram a diversidade avifaunística, mas também se revezam na tarefa de educar o público sobre as aves locais. O trabalho do COA Dourados reflete um compromisso não só com a observação das aves, mas também com a promoção de um ambiente saudável e acessível para todos.




