Campo Grande-MS – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) divulgou os resultados da Pesquisa de Satisfação dos Usuários (PSU) do Sistema Único de Saúde (SUS), realizada durante o ano de 2025. A consulta foi coordenada pela Ouvidoria-Geral da Ebserh, com a participação das Ouvidorias dos Hospitais.

O Humap-UFMS/Ebserh registrou o índice expressivo de 92,30% de satisfação geral dos pacientes atendidos.
Segundo a Pesquisa, 98,17% dos participantes indicam o Humap-UFMS/Ebserh e a nota média geral da instituição foi de 8,85.
Também foram contabilizadas notas médias específicas para os atendimentos em internação (8,99) e nos ambulatórios (9,05), além das categorias relacionadas à estrutura (8,06) e aos serviços de refeições (7,96), roupa/limpeza e lixo (8,59), e segurança/portaria/controle de acesso (8,28).
Confira os resultados da PSU do Humap-UFMS/Ebserh neste link: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiZWIwMjU1M2QtYWNhNC00M2I3LWFiYTAtNTJhNmFlZDIwYTE3IiwidCI6IjY0ZDM0ZGRkLWFmZjAtNGQ5NS1iN2YxLTA3MzRhNWM4NDVlNSJ9
A ouvidora, Karulina Borges Tonioli, reforçou que a Pesquisa é um meio de escuta qualificada das experiências dos pacientes, que fornece subsídios para aprimorar a assistência prestada. “A PSU é um instrumento essencial para avaliarmos, com base na percepção de quem utiliza nossos serviços, a qualidade do atendimento prestado no Humap-UFMS/Ebserh. Em 2025, ouvimos 1.964 usuários, o que reforça a credibilidade e a representatividade dos resultados obtidos.
A nota média geral (8,85) atribuída aos serviços ofertados em nosso hospital somado ao fato de que 98,17% dos entrevistados indicariam o Humap a um familiar ou amigo, demonstram o reconhecimento da população ao trabalho desenvolvido por nossas equipes. Esses indicadores refletem o compromisso diário dos nossos profissionais com o atendimento humanizado, seguro e de qualidade.
Para a ouvidora, esses resultados também funcionam como um importante subsídio para o aprimoramento contínuo dos processos de trabalho, além de fortalecer a escuta do usuário, assim como contribuem para tomadas de decisão da gestão, sempre com foco na melhoria dos serviços prestados à sociedade”, destacou.
Dados da PSU sobre a Rede
A Ebserh também divulgou os dados nacionais que reúnem as respostas dos usuários SUS sobre os 45 Hospitais da Rede. Com 31.648 consultados, a Pesquisa registrou 92,5% de satisfação geral dos pacientes, média das instituições de 8,98 e o índice de que 97,6% dos participantes indicam os Hospitais. Outras médias foram: de atendimentos em internação (9,20) e nos ambulatórios (8,94), estrutura (8,58), serviço de refeições (9,01), rouparia e limpeza (8,97), e segurança (8,94).
O ouvidor-geral da Ebserh, Diego Rezende, destacou que a PSU fornece diagnósticos importantes para os Hospitais e suas respectivas áreas de gestão. Segundo ele, os resultados permitem “identificar pontos de melhoria nos serviços ofertados, possibilitando a promoção de ações coletivas e mudanças concretas na realidade institucional, além de viabilizar um espaço de escuta direta ao usuário para otimizar o protagonismo dos sujeitos numa dimensão de participação e de controle social”, declarou. Todas as edições da PSU podem ser acessadas aqui.




