Onze municípios de MS participarão da pesquisa nacional de satisfação dos consumidores de energia elétrica

Pesquisadores passarão por Campo Grande, Bataguassu, Caarapó, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Juti, Naviraí, Ribas do Rio Pardo, Sete Quedas e Terenos

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) iniciou, em 1º de setembro, a edição 2025 do Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (IASC), principal pesquisa nacional que mede a percepção da população sobre a qualidade dos serviços de distribuição de energia elétrica. O levantamento acontece até 30 de novembro em 636 municípios de todas as regiões do país, com a aplicação de 28.958 entrevistas presenciais em domicílios.

O IASC avalia fatores como qualidade no fornecimento de energia, atendimento ao cliente, clareza das informações prestadas e o nível de confiança dos consumidores em relação às distribuidoras. Considerada a principal ferramenta da Agência para captar a visão da sociedade, a pesquisa orienta ações de regulação, fiscalização e aprimoramento do setor.

Mato Grosso do Sul participa com 11 municípios
No estado, 11 cidades foram sorteadas para receber os pesquisadores da Qualitest Inteligência em Pesquisa, empresa contratada pela ANEEL para a execução do estudo. Na região Norte estão Corumbá e Coxim; no Sul participam Naviraí, Caarapó, Bataguassu, Sete Quedas e Juti; e no Centro do Estado, além da capital Campo Grande, foram selecionados Terenos, Ribas do Rio Pardo e Cassilândia. A amostra garante diversidade entre municípios de diferentes portes e perfis socioeconômicos, assegurando representatividade dos consumidores atendidos pela Energisa MS.

Além de subsidiar melhorias no relacionamento entre concessionárias e consumidores, os resultados da pesquisa definem as distribuidoras mais bem avaliadas, que recebem o Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor e o direito de usar o Selo de Qualidade em suas comunicações institucionais.

Para a presidente do Concen-MS, Rosimeire Costa, a participação dos consumidores sul-mato-grossenses é essencial. “Consumidor, a sua colaboração é muito importante. Caso seja abordado, pedimos que receba os pesquisadores e responda com sinceridade às perguntas, pois suas respostas contribuirão diretamente para o aprimoramento dos serviços prestados pela Concessionária. Importante destacar que, para sua segurança, os profissionais da Qualitest devem estar sempre identificados. Em caso de informações adicionais sobre a pesquisa ou sobre os dados cadastrais dos entrevistadores, fale com a ANEEL pelo número 167”, orienta.

Foto: FreePik

Compartilhe:

Sobre Nós

Somos seu portal de notícias confiável e atualizado, trazendo as principais informações locais, nacionais e internacionais. Nossa equipe dedicada trabalha 24 horas por dia para oferecer jornalismo de qualidade, com credibilidade e imparcialidade.

© 2024 Todos Os Direitos Reservados – Gazeta Morena