Novo tipo de coronavírus é descoberto na China

Cientistas chineses descobriram um novo tipo de coronavírus em morcegos que pode ser transmissível de animais a humanos, já que utiliza o mesmo receptor humano do vírus que causa a Covid-19.   

Segundo os pesquisadores, trata-se de uma nova linhagem do coronavírus HKU5 identificada pela primeira vez em um morcego em Hong Kong. O vírus integra o subgênero merbecovírus, o mesmo da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers), sendo capaz de se ligar à enzima conversora de angiotensina humana, receptor usado pelo vírus Sars-CoV-2, da Covid-19, para infectar células.   

“Relatamos a descoberta e isolamento de uma linhagem distinta (linhagem 2) de HKU5-CoV, que pode utilizar não apenas [a proteína] Ace2 de morcego, mas também a Ace2 humana e vários [genes] ortólogos de Ace2 de mamíferos”, disseram os condutores do estudo em um artigo publicado na última terça-feira (18) na revista Cell.   

Dessa forma, merbecovírus de morcego pode ser transmitido a humanos de modo direto ou por meio de hospedeiros intermediários.   

No entanto, os cientistas disseram que é preciso aumentar a monitorização do vírus, pois, ainda que se tenha verificado que a sua eficiência é “significativamente inferior” à da Covid-19 , o “risco de ocorrência de HKU5-CoV-2 em populações humanas não deve ser exagerado”.   

O estudo foi realizado em um laboratório na cidade de Guangzhou, na província de Guangdong, no sul da China, por cientistas da Academia de Ciências de Guangzhou, Universidade de Wuhan e Instituto de Virologia de Wuhan. (ANSA).  

Compartilhe:

Sobre Nós

Somos seu portal de notícias confiável e atualizado, trazendo as principais informações locais, nacionais e internacionais. Nossa equipe dedicada trabalha 24 horas por dia para oferecer jornalismo de qualidade, com credibilidade e imparcialidade.

© 2024 Todos Os Direitos Reservados – Gazeta Morena