Jovens músicos do Projeto Vale Música Corumbá terão aulas de violino, violoncelo, contrabaixo e percussão com membros de uma das maiores orquestras do Brasil
Mario Camelo – Os alunos do projeto Vale Música Corumbá, no Mato Grosso do Sul, terão novas oportunidades de estudar com os instrumentistas da Orquestra Sinfônica Brasileira. Entre os dias 8 e 11 de julho, os jovens talentos corumbaenses receberão os músicos da OSB, uma das mais tradicionais orquestras do país, em uma residência pedagógica com o objetivo de aprimorar técnica instrumental, prática de concerto, interpretação de estilos, entre outras atividades.
Em Corumbá, o projeto Vale Música receberá os músicos Mateus Vieira (violino), Fernando Bru (violoncelo), Alexandre Brasil (contrabaixo) e Rodrigo Foti (percussão), todos integrantes da Orquestra Sinfônica Brasileira. Eles assumirão o papel de professores e vão compartilhar sua experiência com os jovens atendidos pelo projeto, proporcionando um valioso intercâmbio com instrumentistas de uma das maiores orquestras do país.
A Orquestra Sinfônica Brasileira também oferece a grupos de estudantes do Programa Vale Música a realização de uma imersão artística na sede da OSB, no Rio de Janeiro, que inclui aulas, ensaios e até apresentações junto à orquestra. Em setembro, um grupo de Corumbá passará uma semana na cidade maravilhosa para realizar a imersão, que se encerra com a participação deles nos concertos dos dias 13 e 14, na Cidade das Artes.
Durante todo o segundo semestre de 2025, haverá ainda a Residência Vale Música, um programa de residência artística de longa duração em que um aluno de cada polo parceiro do Programa Vale Música é selecionado para conviver, ter aulas, realizar recitais, participar dos ensaios e se apresentar junto com a OSB nos concertos da temporada. Representando o polo corumbaense, o clarinetista Ewerson Guimarães, de 18 anos, foi selecionado para viver esta experiência única em sua promissora carreira na música.
Para celebrar o desenvolvimento das ações de educação musical entre os polos do Programa Vale Música e a Orquestra Sinfônica Brasileira, haverá ainda o Concerto de Integração Vale Música 2025, que integra a OSB aos jovens talentos dos polos Vale Música Serra (ES), Belém (PA) e Corumbá (MS) no mesmo palco, em uma apresentação no dia 4 de outubro, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.
As atividades são parte do Conexões Musicais, o programa de educação musical da Orquestra Sinfônica Brasileira que conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale.
SERVIÇO:
Aulas de Violino, Violoncelo, Contrabaixo e Percussão com Músicos da OSB
Dias 8, 9 e 10 de julho (terça, quarta e quinta-feira), das 8h30 às 11h30h e das 14h às 17h
Dia 11 de julho (sexta-feira), das 8h30 às 11h30 e das 14h às 15h30
Local: Instituto Cultural Moinho Cultural (R. Domingos Sahib, 300 – Beira-Rio, Corumbá – MS)
Apresentação dos alunos do Instituto Moinho Cultural (Projeto Vale Música Corumbá)
Dia 11 de julho (sexta-feira), das 15h30 às 17h
Local: Instituto Cultural Moinho Cultural (R. Domingos Sahib, 300 – Beira-Rio, Corumbá – MS)
O CONEXÕES MUSICAIS
Democratizar o acesso à música de concerto sempre foi um dos pilares da Orquestra Sinfônica Brasileira. O Conexões Musicais, programa de educação musical da instituição, foi criado em 2017 e, ao lado de outras iniciativas consagradas da OSB, como os Concertos para a Juventude e o Projeto Aquarius, tem a missão de disseminar o acesso à música Brasil afora. O programa já realizou atividades educacionais e culturais envolvendo cerca de 40 municípios brasileiros.
A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:
Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 85 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.
Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.
Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale, Shell, Itaú, NTS – Nova Transportadora do Sudeste, Bermudes Advogados, Brookfield e CYMI como patrocinadores, Bradesco e Safra como patrocinadores de série, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.
O PROGRAMA VALE MÚSICA
O Programa Vale Música é um projeto autoral do Instituto Cultural Vale. O programa é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados – Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Saiba mais sobre o Programa Vale Música em institutoculturalvale.org
O INSTITUTO CULTURAL VALE
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina efomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e
territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e
plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde
a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de mil
projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país.
Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de
Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas
Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da
Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está.