Para manter as doações de sangue e continuar atendendo pacientes e hospitais, membros, servidores e estagiários do Ministério Público de Mato Grosso do Sul estão mobilizados para reforçar os estoques do Hemosul.
Organizados pelo Núcleo de Apoio Especial à Saúde (NAES) da instituição, e pela 32ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, que também atua na área da saúde, os mutirões ocorreram nesta segunda (2) e terça-feira (3), com adesão de integrantes das unidades do MPMS que ficam no bairro Chácara Cachoeira e na Rua da Paz, na região Central, ambas em Campo Grande.
A iniciativa reforça o compromisso do MPMS com a responsabilidade social e a solidariedade. Coordenadora do NAES, a Promotora de Justiça Daniella Guiotti doou sangue e destacou a importância da mobilização coletiva para enfrentar os desafios de saúde pública. O mutirão de doação de sangue ao Hemosul realizado no dia 2 é o segundo promovido pelo NAES em 2024 – o primeiro ocorreu no dia 19 de agosto.
A Promotora de Justiça Daniella Costa da Silva, que também reforçou o mutirão de doações, conta que além da parceria com o Hemosul, uma das linhas de atuação para ampliar os estoques é a fixação de cartazes de incentivo na unidade do MPMS da Rua da Paz. A ideia é que os servidores se engajem na causa. Além do que ocorreu nesta terça-feira, a 32ª Promotoria, da qual ela é titular, promoverá uma nova ação na próxima sexta-feira (6).
Estoques em emergência – Atualmente, até o estoque de sangue tipos O+, o mais comum, está em emergência absoluta, explica Angela Maura, da Gerência de Captação do Hemosul.
O MPMS incentiva toda a população a se engajar nessa causa. Doar sangue é um ato simples, que leva só 15 minutos, e que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas.
Clique aqui e saiba quais são os critérios para ser um doador estão no site do Hemosu
Clique aqui e confira os horários de funcionamento do Hemosul
Zana Zaidan e Taís Wölfert/Residente em Jornalismo