Em setembro de 2025, o Brasil registrou intoxicações por bebidas falsificadas com metanol, principalmente em São Paulo. Diante da situação, autoridades intensificaram as fiscalizações e apreenderam centenas de garrafas irregulares, descobriram fábricas clandestinas e detiveram suspeitos de participar do esquema. As investigações apontam para a atuação de organizações criminosas. Afinal, bebida falsificada é produto do crime!
Em função dos últimos fatos, no dia 01/10, a Câmara dos Deputados aprovou a urgência do PL para tornar crime hediondo a falsificação, corrupção, adulteração ou alteração intencional de bebidas. Projeto apoiado pela ABBD.
O episódio reforça a importância da compra de bebidas apenas em locais confiáveis e da atenção redobrada a produtos de procedência duvidosa.
A Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD), a ABRABE (Associação Brasileira de Bebidas) e a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) uniram forças em um grande movimento. O objetivo é fortalecer a proteção do consumidor, fornecer informações práticas a comerciantes, bares, restaurantes e demais membros da cadeia de distribuição, tudo em prol do combate à falsificação de bebidas alcoólicas.




