O simbolismo da “Folha em Branco” em janeiro, que dá início a um novo ciclo, é o momento perfeito para planejar não só as finanças e o trabalho, mas também o bem-estar emocional, encarando a mente como a “casa” que precisa de cuidados.
Com a ajuda de Higor Caldato (@drhigorcaldato), psiquiatra, especialista em psicoterapias, transtornos alimentares e obesidade. Sócio do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais) e Ciro Jorge, membro do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais) e especialista em psiquiatria geral, separamos dicas e reflexões positivas para o período. Confira:
- Traçar objetivos realistas:
Metas muito ambiciosas levam à frustração e à ansiedade. Use o método SMART (Específicas, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes, Temporais) para definir objetivos saudáveis.
“Use os primeiros meses para planejamento e estrutura do seus objetivos, em seguida passe para a fase de execução e depois colha os frutos das suas conquistas”, diz Ciro.
- A saúde mental pós-festas:
A euforia das festas pode ser seguida por um período de vazio emocional. Essa situação é real e explicada, fisiologicamente, devido a alterações dos neurotransmissores (adrenalina, serotonina, dopamina) nos momentos que estamos em ambiente festivos, sentindo um maior prazer e felicidade.
- Como Lidar com o “Blues de Janeiro”:
Segundo Higor, o chamado “blues de janeiro” é a tristeza ou melancolia que pode surgir após o fim da agitação e das reuniões sociais.
– Estratégias para passar pelo momento: retomar a rotina gradualmente, focar em atividades prazerosas e buscar o convívio social fora do contexto festivo.
“Outro ponto importante é ter a psicoeducação necessária para entender que essa fase é passageira e comum para a maioria das pessoas, não sendo então motivo para uma psicossomatização dessas emoções com preocupações excessivas”, completa Ciro.
– Sinais de alerta: tristeza persistente por mais de duas semanas, falta de prazer (anedonia), dificuldade em realizar tarefas diárias, esgotamento emocional com oscilações de humor constante ou ansiedade que interfere no sono e apetite.
- Dicas de Bem-Estar Diário para 2026:
– Exercício;
– Alimentação;
– Sono;
– Psicoterapia.
“Na psiquiatria trabalhamos com esses 4 grandes pilares, que serão os responsáveis pelo controle emocional e saúde mental. Enfatizar que a atividade física regular (mesmo 30 minutos por dia) e a alimentação equilibrada são poderosos aliados no combate ao estresse e na produção de neurotransmissores do bem-estar. Além de um sono reparador de 7-9h por noite, com o menor número de despertares noturnos possíveis”, concluem os especialistas.
FONTES:
Higor Caldato (@drhigorcaldato), psiquiatra, especialista em psicoterapias, transtornos alimentares e obesidade. Sócio do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais).
Médico psiquiatra pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/IPUB), residência em psicoterapias com ênfase em Transtornos Alimentares e Obesidade também pela universidade carioca, através do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares do IPUB e do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (GOTA – IPUB/IEDE).
Ciro Jorge, membro do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais) e especialista em psiquiatria geral.




