Brasília (DF) – O período de inscrições para o concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) – área médica foi prorrogado até 5 de fevereiro. São mais de 150 vagas para 96 cargos e/ou especialidades médicas para atuação nos hospitais universitários sob administração da estatal. O edital normativo está disponível nos sites da Ebserh e da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Dentre as especialidades com vagas imediatas estão inclusas cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria, anestesiologia, cardiologia e oncologia, além das áreas definidas conforme a necessidade de cada hospital. O concurso vigente, homologado em 2025, convocou seis vezes o número de vagas previstas, esgotando o cadastro de reserva em várias especialidades.
O formulário eletrônico de inscrição está disponível através do link.
Cronograma
O processo seletivo é dividido em duas etapas: a prova objetiva, que tem caráter eliminatório e classificatório, e a prova de títulos acadêmicos, que é apenas classificativa. Só poderão realizar a segunda etapa os candidatos aprovados na prova objetiva, respondendo o formulário disponibilizado de forma eletrônica após a convocação do participante.
A realização da prova objetiva está prevista para o dia 29 de março de 2026 e a divulgação dos resultados preliminares para 27 de abril. O período de cadastro e envio dos títulos acadêmicos será entre os dias 28 e 29 de abril e o resultado definitivo da prova deve ser divulgado no dia 11 de maio.
Novidades
Este é o primeiro concurso da Ebserh que contará com oportunidades para o Hospital Universitário dos Servidores do Estado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (HUSE-Unirio). Em dezembro de 2025, a unidade – que era do Ministério da Saúde e foi cedida para a Unirio – passou a fazer parte da Rede Ebserh por meio da fusão com o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-Unirio), já administrado pela estatal. Os demais hospitais universitários federais geridos pela Ebserh também terão vagas ofertadas no certame.
O edital prevê reserva de vagas para pessoas pretas e pardas (25%), pessoas com deficiência (10%), indígenas (3%) e quilombolas (2%). Houve um incremento de 5% na cota para pessoas pretas e pardas. Além disso, a nova ordem de convocação priorizará as pessoas com deficiência.
Confira o cronograma completo através do edital.



