No próximo sábado (5 de julho), haverá o Dia E, um esforço coordenado, com a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS). Serão oferecidos 169 procedimentos, sendo 20 cirurgias eletivas de laqueaduras tubárias, 60 tomografias de abdome, 60 ultrassons músculosesqueléticos, rins, abdome e vias urinárias, 14 biópsias de tireoide e 15 ecotranstorácico.
Nos 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, em todas as regiões do país, os mutirões preveem cerca de 9.500 procedimentos, distribuídos entre 1.000 cirurgias, 1.300 consultas e 7.200 exames em diversas especialidades como cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher, dentre outras. São mais de 2 mil profissionais envolvidos nos procedimentos, incluindo residentes, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, professores e demais especialistas.
O Dia E faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma iniciativa estratégica com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas, procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país. Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula com o Ministério da Saúde, o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2025, já foram realizadas nacionalmente na Rede Ebserh 166 mutirões.
Desde seu lançamento, o Ebserh em Ação tem mobilizado os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, promovendo mutirões, turnos extras e o envolvimento direto de residentes e graduandos, reforçando o compromisso com a formação profissional, com o atendimento humanizado e com as necessidades da população.