Guia Lopes da Laguna: Justiça Restaurativa na Escola tema na abertura do ano letivo

05/02/2026 16:15  305 visualizaçõesNa última terça-feira, dia 3 de fevereiro, durante a abertura do ano letivo em Guia Lopes da Laguna, professores da rede municipal de ensino participaram de uma palestra e de atividades de sensibilização sobre o programa ‘Justiça Restaurativa na Escola (JRE)’, desenvolvido pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, sob coordenação da desembargadora Elizabete Anache.

As atividades, que integram o processo de expansão e fortalecimento do programa nas comarcas do interior, foram realizadas a pedido da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), com apoio da Secretaria de Estado de Educação (SED), e conduzidas pelas facilitadoras Soleide Bendo da Silva e Maria Alice da Motta, servidoras da SED cedidas ao TJMS para atuarem com a Justiça Restaurativa nas escolas.

Durante a palestra, elas apresentaram os fundamentos da Justiça Restaurativa aplicada ao ambiente escolar, destacando seus princípios, objetivos e o papel dessas práticas na promoção de uma cultura de paz. Os educadores do município também conheceram os conceitos da Comunicação Não Violenta (CNV), abordada como ferramenta essencial para o fortalecimento de vínculos, a prevenção de conflitos e a construção de relações mais respeitosas e empáticas no cotidiano das escolas.

O encontro reuniu autoridades locais, entre elas o prefeito de Guia Lopes da Laguna, Max Antônio Souza Morais, o secretário municipal de Educação, Mallone Moraes Barros, e vereadores, o que reforçou o apoio da administração municipal a iniciativas educacionais voltadas ao diálogo e à convivência pacífica.

Dando continuidade às ações no município, no dia 4 de fevereiro a equipe da JRE realizou uma das metodologias de práticas restaurativas com os professores da Escola Municipal Basílio Barbosa: um círculo de Construção de Paz com o tema “Construção de equipe”, como forma de construir e fortalecer vínculos entre os docentes e aprofundar a compreensão e a aplicação dessas práticas no contexto escolar.

Saiba mais – O programa ‘Justiça Restaurativa na Escola’ é uma parceria entre o TJMS, a Secretaria de Estado de Educação de MS (SED) e o Ministério Público (MPMS), com atuação conjunta na promoção da Cultura de Paz e na prevenção e resolução de conflitos no ambiente educacional.

Compartilhe:

Sobre Nós

Somos seu portal de notícias confiável e atualizado, trazendo as principais informações locais, nacionais e internacionais. Nossa equipe dedicada trabalha 24 horas por dia para oferecer jornalismo de qualidade, com credibilidade e imparcialidade.

© 2024 Todos Os Direitos Reservados – Gazeta Morena