Gripe aviária acende alerta na avicultura de Mato Grosso do Sul

Os produtores de aves do Mato Grosso do Sul estão em alerta. Com mais de dois mil aviários em funcionamento no Estado, a confirmação do primeiro foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no país — em uma granja comercial de Montenegro, no Rio Grande do Sul — já trouxe consequências imediatas: dois frigoríficos perderam o credenciamento para exportação a alguns países.

Diante de um cenário alarmante para a cadeia produtiva, o deputado estadual Renato Câmara (MDB), presidente da Frente Parlamentar da Avicultura na Assembleia Legislativa, intensificou as articulações junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e ao governo estadual. Em reunião com o superintendente federal do Mapa em Mato Grosso do Sul, José Antônio Roldão, Renato defendeu medidas emergenciais para proteger a produção e manter a credibilidade sanitária do Estado.

“São 20 anos de trabalho em defesa da avicultura. Agora, com esse primeiro foco em território nacional, estamos redobrando os cuidados e unindo esforços com o governo federal, estadual e com o setor produtivo para garantir a segurança sanitária e a continuidade das exportações”, destacou o parlamentar.

No dia 16 de maio, o governo federal publicou novas diretrizes para a certificação sanitária, adaptando os procedimentos de controle e exportação frente à ocorrência da IAAP em território nacional. As orientações incluem medidas de vigilância, comunicação e restrições temporárias, com o objetivo de evitar a propagação do vírus e preservar a imagem do país no mercado internacional.

Renato também se colocou à disposição do governador e demais autoridades estaduais para apoiar, por meio da Frente Parlamentar, todas as ações necessárias ao cumprimento dos protocolos sanitários.

Renato Câmara reforçou que a Frente Parlamentar seguirá acompanhando o caso de perto, em diálogo constante com técnicos, produtores e autoridades, para garantir que Mato Grosso do Sul esteja pronto para enfrentar o desafio sem comprometer um setor fundamental para sua economia.

Débora Louise G. Guglielmelli / Foto: Rômulo Montagna

Compartilhe:

Sobre Nós

Somos seu portal de notícias confiável e atualizado, trazendo as principais informações locais, nacionais e internacionais. Nossa equipe dedicada trabalha 24 horas por dia para oferecer jornalismo de qualidade, com credibilidade e imparcialidade.

© 2024 Todos Os Direitos Reservados – Gazeta Morena