Tradição do evento transforma doações em frutos literários que podem ser colhidos na Praça da Liberdade
Evelise Couto – A Feira Literária de Bonito faz um convite especial ao público campo-grandense: doar livros para a construção da Árvore do Saber. A iniciativa, presente desde a primeira edição da feira, transforma a Praça da Liberdade em um jardim literário, onde os exemplares doados ficam pendurados nas árvores à espera de novos leitores.
“Doe um livro, cultive saberes” é o lema da ação, que une generosidade e imaginação em um gesto coletivo. Cada doação é considerada como uma folha que floresce conhecimento, ampliando a circulação da literatura e permitindo que qualquer visitante possa escolher um exemplar e levá-lo para casa.
A convocação é para que a comunidade traga aquele livro especial que marcou sua trajetória, ajudando a espalhar leitura, cultura e afeto. Ao contribuir, cada pessoa participa da construção simbólica de uma árvore que se renova a cada edição da FLIB e que já se tornou um dos ícones do evento. As doações podem ser feitas no Instituto Ìmòlé, que fica na rua Princesa Isabel, 390.
A Árvore do Saber estará disponível durante todos os dias da feira, na Praça da Liberdade, convidando leitores a colherem os frutos da imaginação e, ao mesmo tempo, a deixarem novas histórias para florescer.
Sobre a FLIB
A Feira Literária de Bonito está em sua nona edição, acontece entre os dias 17 e 21 de setembro, na Praça da Liberdade, que será palco da programação oficial do evento, reunindo escritores, editoras, estudantes e leitores em uma grande celebração da literatura em suas diversas formas.

O evento é uma realização do Instituto Ìmòlé com apoio da Prefeitura Municipal de Bonito, do deputado federal Vander Loubet, do Ministério da Cultura e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, além de instituições culturais e empresas parceiras como Sanesul, Energisa, Banco do Brasil e Empresa Gestora de Ativos – Emgea. O projeto foi contemplado pelo Plano Nacional Aldir Blanc – PNAB, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Desde a publicação do decreto lei estadual nº 6457 de 11 de agosto de 2025, o evento integra o Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul.