Fevereiro Roxo, mês dedicado aos pets idosos

Vereador Veterinário Francisco destaca a importância dessa campanha

O Fevereiro Roxo é uma campanha de conscientização voltada aos cuidados com pets idosos, alertando tutores sobre a necessidade de atenção especial nessa fase da vida. Segundo o Vereador e médico Veterinário Francisco, cães e gatos a partir dos 10 anos já são considerados idosos e estão mais suscetíveis a doenças neurológicas como a Síndrome de Disfunção Cognitiva (SDC), popularmente conhecida como Alzheimer, Demência e Epilepsia.

Veterinário Francisco explica que alguns sinais de envelhecimento podem ser percebidos pelos tutores, como a diminuição da energia, dificuldades de mobilidade e alterações nos sentidos, como perda de audição e visão. “Assim como nós, humanos, os pets também envelhecem e demandam mais cuidados. Se o animal começar vocalizar (latir) excessivamente à noite, não reconhecer pessoas, parecer desorientado ou esquecer comandos, é fundamental procurar um médico veterinário de confiança”, alerta.

A campanha também reforça a importância da prevenção. Embora não exista um método para evitar completamente essas doenças, algumas medidas podem contribuir para a qualidade de vida dos pets idosos. “Estimular o animal com brinquedos e brincadeiras, promover passeios regulares, oferecer uma alimentação saudável e realizar exames de rotina pelo menos duas vezes ao ano são cuidados essenciais”, destaca Veterinário Francisco.

O Fevereiro Roxo busca sensibilizar os tutores sobre a necessidade de atenção aos primeiros sinais do envelhecimento, garantindo um diagnóstico precoce e um tratamento mais eficaz para os pets.

Compartilhe:

Sobre Nós

Somos seu portal de notícias confiável e atualizado, trazendo as principais informações locais, nacionais e internacionais. Nossa equipe dedicada trabalha 24 horas por dia para oferecer jornalismo de qualidade, com credibilidade e imparcialidade.

© 2024 Todos Os Direitos Reservados – Gazeta Morena