Festival D’Água na Peneira – Arte e Cultura

Karine Dias – Estão abertas as inscrições para as oficinas do Festival D’Água na Peneira – Arte e Cultura para a Primeira Infância, que acontece de 5 a 7 de setembro no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande (MS). A programação formativa reúne oito oficinas gratuitas, conduzidas por profissionais de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Minas Gerais, com temas que envolvem leitura no colo, literatura, artes plásticas, dança materna, cultura da infância, entre outros.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site: https://linktr.ee/Ciadaguanapeneira. Todas serão preenchidas por ordem de inscrição.

Contemplado pelo edital nº 25/2024 com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) voltada à Primeira Infância, o festival propõe uma imersão no universo artístico-cultural da primeiríssima infância. A programação também inclui espetáculos, exposições e atividades para bebês, crianças pequenas, famílias, educadores e agentes culturais.

Programação tem como público-alvo profissionais da área de educação, além de pais e mães de bebês de crianças na primeira infância

Um dos destaques da programação é a oficina de formação “Acalantos e brincadeiras”, ministrada pela pesquisadora e doutora em Música pela UNICAMP, Lucilene Silva, no dia 5 de setembro, às 14h. Lucilene compartilha sua pesquisa sobre expressões musicais da infância, com base em repertórios tradicionais que atravessam gerações no Brasil e em outros países da América Latina e Europa. A atividade é voltada a educadores, artistas, cuidadores, pais e mães interessados na cultura da infância.

No sábado, às 10 h, a Cia Pé de Moleque oferta uma vivência literária para bebês e crianças pequenas, a “Leitura no colo”. De acordo com Juliana Daher, também idealizadora do evento e responsável pela Companhia, a oficina surgiu como desdobramento de um outro projeto da Pé de Moleque, mas num formato aperfeiçoado.  “É uma iniciativa que surge a partir do ‘Minhas primeiras leituras’, no qual a gente ofertava livros, narrativas de tradições orais para a primeira infância, mas com o passar do tempo, dos estudos, fui entendendo que existem especificidades no encontro do bebê com o livro. Nessa oficina nós fazemos uma pesquisa de acervo muito criteriosa, muito cuidadosa, levando formatos diferentes, diversidade, para que a gente possa ter multi infâncias representadas”, explica.

Já no domingo (7), às 10h, a arte-educadora Júlia Azeredo ministra a oficina “Meu livro na ponta dos dedos”, que propõe experimentações sensoriais com tintas naturais e elementos da natureza, conduzindo os participantes à criação de pequenos livros artesanais voltados à experiência criativa com bebês e crianças pequenas.

Também no domingo, a artista mineira Bárbara Flor conduz a oficina “Corpo que risca, história que dança”, em que convida os participantes a explorar o protagonismo das crianças através do movimento, do gesto e do desenho.

Segundo Giulia Schröder, uma das idealizadoras e proponentes do projeto, o festival nasce do desejo de ampliar as experiências artísticas na primeira infância. “Nossa equipe vem trabalhando para consolidar um espaço importante de valorização das linguagens artísticas voltadas a bebês e crianças bem pequenas, promovendo o encontro entre artistas, educadores, pesquisadores, famílias e demais interessados no tema. Campo Grande carece de iniciativas como essa”, afirma.

Confira a programação completa:

1º dia – 05 de setembro – TEMA: Gostava mais do vazio do que do cheio

14 às 16h- OFICINA DE FORMAÇÃO: Acalantos e Brincadeiras – LUCILENE SILVA (SP)

19 h- ABERTURA com Peneirinha  de Versos – CIA D´ÁGUA NA PENEIRA (MS)

19h30- RODA DE CONVERSA:  POÉTICAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA com a participação de Lucilene Silva (SP), Juliana Daher (MG) e Mariana Stocchero, e com mediação de Giulia Schröder (MS).

2º dia – 06 de setembro – TEMA: Do chão e das coisas desimportantes

10h- OFICINA: Dança Materna para bebês de colo- LUDMILA YARASUKAI (MG)

10h – VIVÊNCIA LITERÁRIA PARA BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS: Leitura no Colo –CIA PÉ DE MOLEQUE (MG)

11h- ESPETÁCULO TEATRAL- Tindolelê- TEATRO DE BRINCAR (MS)

14h- CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS- CIRO BRINCANTE (MS)

15h- OFICINA: Dança Materna para bebês caminhantes- LUDMILA YARASUKAI (MG)

16h- ESPETÁCULO MUSICAL: Canto de Passarim –CIA PÉ DE MOLEQUE (MG)

3º dia – 07 de setembro – TEMA: Peraltagens

10h- OFICINA PARA BEBÊS: Meu livro na ponta dos dedos- JÚLIA AZEREDO (MG)

10h- OFICINA PARA CRIANÇAS: Corpo que risca, história que dança-BÁRBARA FLOR (MG)

11h- OFICINA: Vivências Musicais- MARIANA STOCCHERO (MS)

14h-TEATRO DE MAMULENGOS: Eu e tu puxa o rabo do tatu- BÁRBARA FLOR (MG)

15h- OFICINA PARA CRIANÇAS DE 3 A 6 ANOS: Brincando com palavras – JÚLIA AZEREDO (MG)

16h- ENCERRAMENTO: BRINCAÇO CULTURAL- CIA D’ÁGUA NA PENEIRA (MS)

Compartilhe:

Sobre Nós

Somos seu portal de notícias confiável e atualizado, trazendo as principais informações locais, nacionais e internacionais. Nossa equipe dedicada trabalha 24 horas por dia para oferecer jornalismo de qualidade, com credibilidade e imparcialidade.

© 2024 Todos Os Direitos Reservados – Gazeta Morena