Os portões abrirão ao meio-dia (12h) e fecharão rigorosamente às 13h, no horário de Brasília. É importante ficar atento às diferenças de fuso horário, dependendo do estado onde a prova será realizada.
Do total de 51.199 inscritos em Mato Grosso do Sul, mais de 20 mil são alunos do Ensino Médio da rede pública, representando 83,68% do total. Essa estimativa se baseia no número de alunos que estão concluindo essa etapa de ensino este ano, segundo o último Censo Escolar. Aqueles que já finalizaram o Ensino Médio correspondem a 40%.
Além disso, há cerca de 10,5 mil inscrições de estudantes do 1º e 2º ano, e 369 são de indivíduos que não cursaram ou completaram o ensino médio, mas que irão participar do Enem para testar seus conhecimentos, conhecidos como “treineiros”. As mulheres predominam, totalizando 60,17% das inscrições, enquanto os homens representam 39,83%. Entre os participantes do estado, 26 mil estão isentos da taxa de inscrição e 24,3 mil pagaram.
Instruções – O cartão de confirmação de inscrição pode ser acessado na Página do Participante do Enem 2024. Este documento inclui informações essenciais, como número de inscrição, data, horário e local da prova, além da língua estrangeira escolhida. Também indica se o candidato necessita de atendimento especializado ou deseja ser tratado pelo nome social.
Para acessá-lo, é necessário usar o login único da plataforma Gov.br. Embora o cartão não seja obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que os candidatos o levem nos dias das provas (3 e 10 de novembro), pois facilita a conferência de dados, como o número da sala, evitando o uso do celular para esse fim.
Local da prova – Ao verificar o local de prova, caso o candidato não conheça o trajeto, é aconselhável que o faça antes do dia do exame, para se familiarizar com o caminho e calcular o tempo necessário para chegar com calma. É importante também checar, com antecedência, as linhas, horários e itinerários de transporte público disponíveis na região, além de verificar se haverá horários estendidos, linhas extras ou gratuidade no transporte, conforme solicitado pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).
Conteúdos das provas – Nos dois dias de provas, os participantes do Enem responderão a questões de quatro áreas de conhecimento, totalizando 180 questões objetivas. No dia 3 de novembro, as provas incluirão 45 questões de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira – inglês ou espanhol, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e 45 de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia). Os participantes também deverão elaborar uma redação de até 30 linhas. No dia 10 de novembro, as 90 questões objetivas serão divididas entre 45 itens de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática.