Exposição Itinerâncias estará em Nova Andradina de 3 a 7 de novembro

Durante a primeira semana de novembro os cidadãos e visitantes de Nova Andradina poderão conhecer a exposição Itinerâncias. Composta por obras de autores sul-mato-grossenses, a mostra estará primeiro no Centro de Convenções Silvio Ubaldino de Sousa, de 3 a 5 de novembro, com abertura na segunda-feira, 3, às 10h, e, depois, no Câmpus da UFMS (CPNA), de 6 a 7. A visitação é gratuita e aberta a toda a comunidade. 

A exposição faz parte das celebrações dos 46 anos de Federal e reúne o acervo da Universidade de artes plásticas de autores sul-mato-grossenses, entre pinturas e esculturas originais. Entre os artistas com obras expostas estão Adilson Schieffer, Brum Bucker, Darwin Longo de Oliveira, Humberto Espíndola, Ilton Silva, Jonir Figueiredo, Lelo Oliveira, Richard Perassi e Conceição Freitas.

A diretora de Cultura, Arte e Popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Rozana Valentim, explica que a realização no Centro de Convenções da cidade será por meio de uma parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). “Serão realizados diversos eventos durante esta semana no local, e teremos a honra de termos a exposição Itinerâncias integrada ao Festival de Arte e Cultura do IFMS (Festac), abrindo assim o acesso às obras a um público ainda maior. Vemos em Nova Andradina um grande incentivo para que as pessoas vivenciem a arte”, aponta. 

A coordenadora do Festac 2025, professora de sociologia do IFMS Silvana Colombelli Parra Sanches declara ser também uma honra receber a exposição. “Será uma grande alegria trazer para nossos estudantes do Instituto obras de artistas consagrados de Mato Grosso do Sul, pode ser a primeira vez que a maior parte deles tenha contato real com essas obras. Fico muito feliz de fazer parte dessa história e só tenho a agradecer à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul”, anuncia.

Para o diretor do CPNA, Paulo Schotten, a exposição auxilia na missão institucional. “Não formamos apenas profissionais técnicos, nossa perspectiva é a formação de um cidadão consciente que, além dos conhecimentos recebidos em sala de aula, tenha também preocupação com a humanidade e com a valorização, preservação e cuidado com a nossa cultura. Ao trazer a exposição para a cidade, a UFMS reforça seu importante papel no desenvolvimento da comunidade”, aponta.

Sobre a exposição junto à Festac, o diretor ressalta o objetivo. “Aqui em Nova Andradina trabalhamos em parceria com diversas instituições, como o IFMS, para oferecermos o melhor ecossistema de Educação à comunidade. Então, realizar a Itinerâncias também no Centro de Convenções Silvio Ubaldino de Sousa, integrado ao Festac, permitirá fazer com que mais pessoas tenham acesso a essas obras e o conhecimento dessa cultura tão rica que é do MS. Novamente, é a UFMS fazendo a diferença na comunidade, cumprindo seu papel no ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação. É a Universidade presente”, reforça. 

O Festival de Arte e Cultura do IFMS em Nova Andradina (Festac) está em sua 10ª edição e traz, além de palestras e workshops, oficinas de diversas modalidades artísticas como desenho, pintura, escultura e fotografia, entre outras. “Nossa programação este ano está recheada de atividades, a abertura na quarta-feira, 5, será com apresentações culturais de artistas da cidade, depois na quinta e sexta-feira teremos, no Museu Municipal de Nova Andradina, inúmeras oficinas como de crochê, macramê, desenho, teatro e canto, entre outras. Teremos também uma professora do IFMS que ministrará uma palestra sobre a cultura andina, irá falar em quechua e trará alguns objetos do país dela; e teremos um workshop com a agente territorial de Cultura, Nayara Machado, que irá ensinar como produzir um projeto cultural para inscrever em editais. Então temos uma variedade de ações e cada vez mais conseguimos abrilhantar o festival com parcerias como a com a UFMS e outras instituições”, explica a coordenadora do evento. 

Programação Itinerâncias

Nos dias 3, 4 e 5 a exposição Itinerâncias será no Centro de Convenções Silvio Ubaldino de Sousa, na Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, Centro. A abertura será na segunda-feira, 3, às 10h. Nos dias 6 e 7, a exposição estará no Câmpus da UFMS de Nova Andradina, no saguão do bloco 2. A visitação estará aberta das 18h às 23h. 

As obras passarão por todos os câmpus da UFMS. Até o momento, a mostra já percorreu a Cidade Universitária e os Câmpus da UFMS de Aquidauana, Coxim, Naviraí e do Pantanal.

Ariane Comineti 

Compartilhe:

Sobre Nós

Somos seu portal de notícias confiável e atualizado, trazendo as principais informações locais, nacionais e internacionais. Nossa equipe dedicada trabalha 24 horas por dia para oferecer jornalismo de qualidade, com credibilidade e imparcialidade.

© 2024 Todos Os Direitos Reservados – Gazeta Morena