Evento com produtores fortalece a avicultura sul-mato-grossense

Com o objetivo de valorizar a avicultura sul-mato-grossense, discutir desafios e apresentar oportunidades de fortalecimento da cadeia produtiva, foi realizada a primeira edição do evento Um Dia para o Avicultor. A programação inclui palestras de especialistas, momentos de perguntas e discussão, além de oficinas práticas, reunindo produtores, estudantes, pesquisadores e representantes de instituições parceiras.

O evento foi idealizado pelo Grupo de Estudos em Avicultura (Geavi) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez), com coordenação do professor visitante Thiago Rodrigues da Silva e da diretora de Desenvolvimento Pessoal e Profissional da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), Karina Nascimento, além da participação da equipe do Laboratório de Ensino em Ciências Agrárias (Leca).

Entre os temas abordados, estavam o panorama da avicultura no Estado e no Brasil; a regulamentação da produção; linhas de crédito para produtores; coturnicultura; produção de aves caipira; assistência técnica; gestão e comercialização de produtos.

“Este evento marca um passo significativo para valorizarmos a avicultura em Mato Grosso do Sul. Nosso Estado tem um grande potencial produtivo e, ao reunir produtores, estudantes, pesquisadores e instituições parceiras, conseguimos abrir um espaço de diálogo e troca de conhecimentos que fortalecem toda a cadeia. Acreditamos que iniciativas como esta contribuem para o desenvolvimento sustentável do setor e para a formação de profissionais cada vez mais preparados”, destaca a professora da Famez e diretora da Progep.

Além da programação técnica, o encontro reforçou a dimensão humana da avicultura, evidenciando o empenho de estudantes, professores e profissionais que acreditam no potencial do setor. “Gostaria de agradecer imensamente e destacar o empenho e a dedicação dos meus alunos, orientandos de graduação e de pós-graduação, que compõem a equipe do Leca e do Geavi, que não mediram esforços para tornar este encontro possível. A realização do evento só foi viável graças ao apoio da UFMS e das instituições parceiras, que acreditaram na proposta e contribuíram de forma decisiva. A participação ativa dos estudantes, professores e parceiros demonstra que a avicultura é feita de pessoas comprometidas com o crescimento coletivo”, acrescentou Karina.

O evento teve como parceiras as seguintes instituições: a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação; Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul; Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural; Associação dos Avicultores de Sidrolândia e Região; Sicredi; e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) MS.

Thalia Zortéa, com informações de Pamylla Mayara Pereira

Fotos: Pamylla Mayara Pereira

Compartilhe:

Sobre Nós

Somos seu portal de notícias confiável e atualizado, trazendo as principais informações locais, nacionais e internacionais. Nossa equipe dedicada trabalha 24 horas por dia para oferecer jornalismo de qualidade, com credibilidade e imparcialidade.

© 2024 Todos Os Direitos Reservados – Gazeta Morena