Aulas em 77 escolas municipais de Campo Grande podem ter retorno em até 19 de agosto, devido às reformas em cada uma delas, disse em nota a Semed (Secretaria Municipal de Educação). Pais entraram em contato com a reportagem e afirmaram que temem até perder emprego por causa do adiamento. Ainda de acordo com a Semed, das 205 unidades escolares, 77 estão em fase de retorno escolar, por conta de “ajustes finais de obras”.
Mãe de duas crianças disseram à reportagem que conseguiram negociar home office até 12 de agosto, porém, o anuncio é de retorno somente no dia 19. “Eu e meu marido estamos nos revezando, mas prejudicando nossos trabalhos, com faltas ou sem o comparecimento a reuniões importantes, por exemplo”, conta.
Ela diz que um dos seus filhos tem TEA (Transtorno do Espectro Autista) e não é simples deixar a criança em um lugar diferente. Além disso, os custos com colônias ou babá são bem elevados.
“A colônia mais barata que encontrei custava R$ 150 por dia, para meio período com as duas crianças. É totalmente inviável para o nosso orçamento”, afirma ela, sem saber como vai lidar com os próximos dias.
Outro relato de uma mãe de criança pequena é de que se programou para que a filha ficasse com a avó no período. Mas com o adiamento do retorno para o dia 19 de agosto, não sabe o que vai fazer com a criança.
“Uma Emei que atende crianças, onde os pais deixam para poder trabalhar, não faz sentido fazer reforma sem aviso prévio”, afirma.
Leia nota da Semed
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que buscou, por meio de um Projeto, adequar e melhorar todas as unidades escolares para tornar a escola um lugar no qual as crianças possam desfrutar de um ambiente mais acolhedor. A Rede Municipal de Ensino possui 205 unidades escolares, sendo que 77 unidades estão em fase de retorno escolar, por conta de ajustes finais de obras, com previsão de que até o dia 19 de agosto, todas já estejam com aulas presenciais. A Semed ressalta que, para todos os alunos, serão garantidos 200 dias letivos e 800h anuais.
Conforme já mencionado, a Rede Municipal de Ensino está revitalizando todas as unidades escolares de Campo Grande, em busca de mais conforto e segurança para os alunos. Ademais, a Semed reafirma o compromisso da administração municipal com a busca da qualidade da educação e do atendimento aos estudantes da Reme.