Dourados tem dez vereadores em primeiro mandato

Dourados News – A Câmara Municipal de Dourados tem uma nova configuração a partir deste 1º de janeiro. Eleitos nas eleições de outubro, 21 vereadores tomaram posse para ocupar o cargo até o fim de 2028, dois a mais que na última legislatura. Desses, dez foram eleitos pela primeira vez e um retorna após quatro anos afastado da Casa de Leis. 

Entre os novatos estão os dois vereadores mais bem votados de Dourados: Isa Marcondes (Republicanos), com 2.992 votos, e Franklin Schmalz (PT), com 2.452 votos. A lista segue com Dalton (PT), Edson Souza (União Brasil), Sargento Prates (PL), Karla Gomes (Podemos), Dill do Povo (União Brasil), Ana Paula Benitez Fernandes (Republicanos), Alex Cadeirante (PSDB) e Inspetor Cabral (PSD). Pedro Pepa (União Brasil), 11º vereador entre os que não estavam na legislatura anterior, fez parte da Câmara Municipal entre 2012 e 2020.

Para os vereadores em primeiro mandato, a fiscalização dos serviços públicos é o ponto em comum. Formado em Relações Internacionais e mestrado em Sociologia, Franklin Schmalz, 30 anos, é uma das novidades. O vereador assume com a expectativa de corresponder a confiança dos eleitores que acreditaram em suas propostas de campanha. 

“Pretendo trabalhar para construir um mandato transparente, fiscalizador, participativo e popular, bandeiras que defendi na campanha e agora é o momento de transformá-las em realidade. Vou buscar diálogo com a Prefeitura e articular ações com os governos estadual e federal para atrair recursos e projetos para Dourados. Espero que meus colegas de Câmara também estejam comprometidos em trabalhar pelo bem da cidade. Estou à disposição para colaborar em tudo o que for positivo para a nossa comunidade”.

Eleito em sua quarta tentativa, Ademar Cabral de Araújo, conhecido como Inspetor Cabral, tem 46 anos e é Guarda Municipal. Segundo o vereador, a posse é a concretização de um projeto iniciado em 2012 e que espera justificar os votos recebidos com muito trabalho. “Estamos tomando posse nesse projeto que Deus colocou em nossas vidas e queremos representar todos os eleitores, os que votaram em mim ou não. Nossa expectativa é trabalhar, trabalhar muito, fazer o papel real do vereador, que é fiscalizar, legitimar, ajudar o prefeito e secretários a cuidar da nossa cidade, que carece de muita dedicação”, disse.

Por outro lado, Dalton Santos Ribeiro, empreendedor de 38 anos, foi eleito na primeira vez em que colocou seu nome à disposição do eleitor. “Essa foi minha primeira eleição, mas já venho militando na política há algum tempo. Quero, neste primeiro momento, buscar, junto aos deputados federais, emendas para que a gente possa colocar na nossa cidade, nas mais variadas áreas. Já temos um cronograma de dez dias para apresentar algumas ações, alguns requerimentos que nós vamos fazer”, completou.

Após a posse, os vereadores elegeram a Mesa Diretora para os próximos dois anos, formada por Liandra Brambilla (PSDB) como presidente; Inspetor Cabral (PSD), vice; Rogério Yuri (PSDB), primeiro secretário; e Márcio Pudim (PSDB), segundo secretário. A primeira Sessão Ordinária da legislatura 2025 acontece no início de fevereiro.

Compartilhe:

Sobre Nós

Somos seu portal de notícias confiável e atualizado, trazendo as principais informações locais, nacionais e internacionais. Nossa equipe dedicada trabalha 24 horas por dia para oferecer jornalismo de qualidade, com credibilidade e imparcialidade.

© 2024 Todos Os Direitos Reservados – Gazeta Morena