Dourados recebeu dia 29 de agosto de 2025, mais uma edição do projeto Escutas Regionais, promovido pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS). Realizado no auditório das Promotorias de Justiça da cidade, o encontro reuniu membros da instituição de diversas áreas para debater estratégias, ouvir demandas locais e fortalecer a atuação ministerial na região Centro-Sul.

O projeto Escutas Regionais integra o Planejamento Estratégico do MPMS e tem como objetivo promover a escuta ativa dos Promotores de Justiça que atuam no interior do estado, fortalecendo a integração e o compartilhamento de práticas e conhecimento em todas as áreas. A iniciativa fomenta o diálogo, permite identificar desafios e ajuda a construir soluções colaborativas para aprimorar os serviços prestados à sociedade sul-mato-grossense.
“As escutas regionais, elas possibilitam uma integração maior entre os Promotores e os órgãos de administração superior, então, nós comparecemos aos locais das escutas, ouvimos as demandas, ouvimos os colegas e através dessas respostas, nós implementamos e melhoramos o atendimento prestado à sociedade pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul”, explica o Ouvidor do MPMS, Renzo Siufi, que cuida da interlocução direta com a população.
Ao lembrar que essa é uma nova etapa do projeto voltada à região de Dourados, o Promotor de Justiça Ricardo Rotunno ressalta dois aspectos que considera importantes na iniciativa, começando pela presença de Procuradores de Justiça no encontro.
“O primeiro é o retorno do segundo grau, uma espécie de volta às origens. Os Procuradores estão resgatando essa vivência presencial, aqui mesmo, no dia a dia de uma Promotoria de Justiça. Isso nos aproxima deles, permitindo compreender melhor o trabalho que realizam e como podemos estabelecer uma interlocução direta e eficaz”, declara.
“O segundo aspecto é, acima de tudo, a integração regional. Este encontro promove a união entre colegas que, muitas vezes, enfrentam os mesmos problemas e dificuldades. Estar juntos aqui nos permite discutir essas questões de forma mais profissional e efetiva, fortalecendo nossa atuação conjunta”, entende.
A agenda
A programação teve início às 9h com a abertura oficial feita pelo Procurador-Geral de Justiça, Romão Avila Milhan Junior. Em seguida, ocorreram apresentações e discussões conduzidas por membros dos núcleos e coordenadorias especializados.
Pela manhã, participaram o Centro de Apoio Operacional (CAO) do Patrimônio e Eleitoral, o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), o Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC), a Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional e a Coordenadoria de Recursos Especializados em Interesses Difusos e Coletivos.
No período da tarde, os trabalhos foram retomados às 14h com a participação dos núcleos da Saúde, da Infância e Juventude e Educação, do Consumidor e Cível, além da Ouvidoria, do Departamento de Apoio à Execução (DAEX), do Laboratório de Inovação e da Administração Superior.

A realização da Escuta Regional em Dourados reforça o compromisso do MPMS com o diálogo constante, a valorização da atuação regional, bem como a implementação de soluções integradas e eficazes para os desafios enfrentados nas diferentes áreas de atuação ministerial.
Marta Ferreira de Jesus