Valda Fernandes sempre pertenceu ao campo. Mas foi por meio do programa Donas do Agro, do Senar/MS, que ela passou a se reconhecer como protagonista dentro dele. Criada em fazenda e marcada desde cedo pela lida com o gado, teve sua trajetória ressignificada ao integrar a primeira turma da iniciativa, voltada ao fortalecimento, à capacitação e à liderança feminina no setor. A partir dali, Valda não apenas assumiu o papel de gestora, como passou a se enxergar como líder e dona do próprio destino.
“Hoje me sinto dona de mim e dona do agro. Me fortaleci de uma forma que eu não imaginei que eu seria capaz”, relembra Valda.
Mesmo sem saber exatamente do que se tratava, a produtora rural aceitou o convite para participar do programa. Logo no primeiro encontro, teve a certeza de estar no lugar certo. As aulas abordavam temas como liderança, posicionamento e autoestima. Foi durante uma atividade específica, a construção da própria linha do tempo, que algo se transformou definitivamente. Ao olhar para a sua história, Valda reconheceu tudo o que havia enfrentado e construído. Foi, acima de tudo, um reencontro consigo mesma.
“Ali me reconheci como gestora, como administradora do meu negócio. Parece que eu não acreditava em mim mesma. Só pude entender e aceitar isso agora no início do Donas do Agro”, comenta.
Essa é a história do Transformando Vidas de hoje, confira:




