Político conservador do partido Os Republicanos foi achado enforcado em sua residência em Anet. Uma investigação foi aberta para apurar as circunstâncias da morte, e a Assembleia Nacional prestará homenagem nesta terça-feira
Notícias ao Minuto – A informação foi confirmada à imprensa local pelo promotor de Chartres, Frédéric Chevallier.
A polícia foi acionada pelo prefeito de Anet — cargo que já havia sido ocupado por Marleix entre 2008 e 2017. Os agentes conseguiram entrar na residência pelo jardim e encontraram o parlamentar enforcado em um dos quartos do andar superior, segundo o promotor declarou à agência AFP.
Foi aberta uma investigação para apurar as causas da morte, e uma autópsia será realizada.
A sessão da Assembleia Nacional foi suspensa logo após a divulgação da notícia, por volta das 17h (12h em Brasília).
“Acabamos de receber uma notícia terrível sobre um dos nossos colegas”, disse Naïma Moutchou, vice-presidente da Assembleia Nacional.
Nesta terça-feira (8), a presidente da Assembleia Nacional da França, Yaël Braun-Pivet, irá propor um minuto de silêncio e uma homenagem oficial em memória de Olivier Marleix.
“A Assembleia Nacional está de luto. Olivier Marleix dedicou-se com total entrega à sua região e à nossa democracia. Era íntegro, rigoroso e profundamente humano. Estou profundamente abalada com essa perda e expresso minhas mais sinceras condolências à sua família, amigos e colegas”, escreveu Braun-Pivet na rede social X (antigo Twitter).
Ela informou ainda que vai sugerir à Conferência dos Presidentes que a homenagem ocorra às 15h (horário local), no plenário do Parlamento