Encerrando o calendário de colações de grau do primeiro semestre de 2025, o Câmpus da UFMS de Coxim (CPCX) celebrou a formatura de 11 estudantes dos cursos de Enfermagem, História e Letras. A cerimônia contou com a presença de amigos, familiares, professores e técnicos-administrativos, reunidos para comemorar a conclusão da graduação e o início da vida profissional dos formandos. A solenidade foi transmitida ao vivo pelo canal da TV UFMS.
O vice-reitor Albert Schiaveto presidiu a cerimônia e ressaltou a importância da educação como ferramenta de transformação, com três mensagens para os presentes. “A primeira é para os pais, familiares e amigos dos nossos mais novos formados. Tem uma frase que diz assim: ‘a árvore voa no pássaro que a deixa’. Nós sabemos que árvores não voam, de fato, mas pássaros voam. A gente imagina que quando um pássaro voa, a árvore que o criou, que o acolheu, que também sonha junto, voa junto com ele. É assim com os nossos familiares. Quantos aqui estão orgulhosos dos seus filhos e amigos? A alegria dos nossos filhos é a nossa alegria. Quando eles brilham, nós brilhamos. Quando eles vencem, nós vencemos. É isso que quer dizer essa frase: ‘a árvore voa no pássaro que a deixa’. Os professores também podem dizer isso. Nós, da UFMS, continuamos aqui, mas o sucesso de cada um de vocês é o nosso sucesso também. Então, meu muito obrigado a todos os familiares e amigos dos nossos formandos por estarem conosco nessa caminhada”, iniciou.
“A segunda mensagem é para os nossos técnicos e professores. Tem uma outra frase que diz: ‘se as suas ações inspiram outros a sonhar mais, a aprender mais, a fazer mais e a ser mais, você é um líder’. […] O nosso muito obrigado, o nosso reconhecimento como Instituição a todos os técnicos e professores da UFMS, por serem líderes e por inspirarem nossos estudantes”, continuou. “Vocês, formandos, a primeira é sobre educação. A gente costuma pensar que educação é encher um balde e, aqui, o balde é a mente, o cérebro, cheio de conhecimento. Sim, é importante aprender, é importante desenvolver conhecimento, é fundamental aprender com os professores, mas isso não é tudo. Educação não é tanto sobre encher um balde. Educação é mais sobre acender uma chama. O que a gente espera é que essa chama tenha sido acesa dentro de cada um de vocês. Porque agora, como profissionais, vocês têm a responsabilidade de transformar a realidade da sociedade em que vivem. Essa é a verdadeira missão”, acrescentou o vice-reitor.
Em seu discurso, a pró-reitora de Cidadania e Sustentabilidade, Vivina Sol, reforçou o convite para que todos continuem sua trajetória acadêmica na UFMS. “Vocês, que são as estrelas da noite. Por vocês, nós estamos aqui. […] Sempre UFMS. Voltem, entrem na página do Egresso. […] Vamos continuar. Vamos seguir estudando. Logo teremos cursos de especialização. Vamos crescer, ampliar nosso Câmpus de Coxim, que é um lugar lindo, acolhedor, cheio de possibilidades. Desejo a vocês toda a felicidade do mundo, que continuem sempre brilhando onde estiverem. Sejam muito felizes na profissão que escolheram, ajam sempre com ética, com humanidade, e carreguem com orgulho o nome da nossa Universidade por onde forem”, falou.
A diretora do CPCX, Silvana Zanchett, destacou o compromisso da Universidade com a formação humana e crítica. “É com essa esperança que aceitamos o desafio de construir o futuro. Agradeço a cada formando e formanda por terem escolhido a UFMS e o Câmpus de Coxim para realizar essa travessia. Foram muitos aprendizados e momentos inesquecíveis. […] Cada formatura é uma emoção renovada. É combustível para seguirmos nossa missão de ensinar”, afirmou. “Queremos acompanhar cada um de vocês. Não vamos esquecer de ninguém. Portanto, ousem, inspirem, sejam felizes. E, para encerrar, deixo as palavras de Cecília Meireles: ‘com agulhas de prata de brilho, bordai as sedas do vosso destino’.”, completou.
A professora e paraninfa da turma de Enfermagem, Ana Patrícia Lopes, discursou em nome de todos os professores homenageados da noite. “É um momento de celebração, mas também de reflexão sobre a missão que cada um carrega a partir de agora: ser parte de uma Instituição de excelência pública, gratuita e inclusiva que impacta positivamente a vida das pessoas. Hoje, ao entregarmos à sociedade novos profissionais de Enfermagem, Letras e História, reafirmamos esses compromissos. Mas permitam-me dirigir um olhar especial à Enfermagem, curso ao qual pertenço como professora, atualmente coordenadora. Lembrem-se sempre: a ciência que vocês aprenderam aqui é uma ferramenta de transformação, mas é a humanidade de cada um que dará sentido a cada ação profissional. Parabéns, formandos! Que a missão da UFMS esteja viva em cada escolha que fizerem, e que a visão de futuro desta Universidade nos inspire a construir caminhos mais justos, solidários e humanos”, celebrou.
O licenciado em Letras Marlon Augusto da Silva representou todos os formandos da noite. “Encerramos o ciclo e iniciamos uma nova jornada. Que sejamos os melhores no que fazemos. Nós, professores, formamos todas as profissões. Muito obrigado pelo cuidado e paciência, pelo amor que nos entregaram com as cobranças e estímulos, puxões de orelha, mas, acima de tudo, pelos bons exemplos. Faltam palavras para descrever o que sentimos, mas podemos resumir tudo em uma única e especial: gratidão. Daqui vejo pessoas que nos estimularam, pessoas que nos impulsionaram, profissionais que nos motivaram, mestres e doutores que nos policiaram, mas, principalmente, vejo pessoas que nos inspiraram. Parabéns, turma de Letras, Enfermagem e História”, concluiu.
Ao final da cerimônia, os formandos com maior Coeficiente de Rendimento Acadêmico receberam menções honrosas, concedidas pelo Conselho Universitário.