guas Guariroba universaliza o serviço de esgoto 8 anos antes do prazo do Marco Legal.
Leandro Abreu – Campo Grande vive um dos momentos mais emblemáticos de sua história. A cidade já atingiu, com oito anos de antecedência, as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento, um feito que a posiciona entre as capitais brasileiras mais avançadas em universalização do acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário.
Nesta quarta-feira (15), a Prefeitura Municipal assinou um termo de reconhecimento das entregas realizadas pela concessionária nos últimos anos, que buscaram a universalização do esgotamento sanitário da Capital, além do previsto.
No evento, a Águas Guariroba reforçou o compromisso de novas metas até 2028, quando Campo Grande alcançará 98% de cobertura de esgoto tratado.
Hoje, 99% da população, o equivalente a mais de 953 mil pessoas, já têm acesso à água de qualidade, e 94% contam com coleta e tratamento de esgoto, transformando a realidade urbana, social e ambiental da Capital sul-mato-grossense.
“Enquanto boa parte do Brasil ainda enfrenta o enorme desafio de alcançar as metas do Marco Legal até 2033, Campo Grande já as superou. Isso é resultado de um trabalho contínuo, feito com planejamento, investimento e compromisso com as pessoas. E seguimos avançando, porque nosso objetivo é claro: universalizar o saneamento e garantir dignidade para toda população”, afirma Gabriel Buim, diretor-presidente da Águas Guariroba.
A transformação do saneamento em Campo Grande é uma história de investimento a longo prazo e compromisso com o desenvolvimento sustentável. Em 2003, apenas 19,1% da população era atendida com rede de esgoto. Duas décadas depois, com quase R$ 2 bilhões investidos, esse índice quadruplicou, um salto histórico que marca uma nova era para a cidade.
Obras que transformam vidas: bairros inteiros ganham saúde e valorização
A chegada do esgoto à casa das pessoas representa muito mais que infraestrutura, é sinônimo de saúde, qualidade de vida e valorização. No bairro Nova Lima, um dos mais populosos da cidade, a implantação da rede foi celebrada como uma conquista coletiva.
“Quando o esgoto chegou foi uma verdadeira festa. A fossa trazia muito cheiro ruim, baratas, e era perigoso para as crianças. Agora é outra realidade. As casas ficaram mais valorizadas e o ambiente mais saudável”, conta Marie Lima, moradora da região.
Essa mudança começou com o programa “Sanear Morena”, lançado em 2005, e se intensificou nos últimos anos com o “Campo Grande Saneada”. Apenas nessa última fase, mais de 580 quilômetros de rede foram implantados. Hoje, a cidade conta com mais de 3,2 mil quilômetros de redes de esgoto, beneficiando 834 mil pessoas com cerca de 304 mil ligações domiciliares.
Sustentabilidade: mais de 16 mil piscinas olímpicas de esgoto tratado por ano
Todo o esgoto coletado em Campo Grande é 100% tratado antes de ser devolvido à natureza, respeitando os mais altos padrões de qualidade e sustentabilidade. A Águas Guariroba opera duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e está finalizando a terceira, garantindo uma média de 92,6 milhões de litros tratados por dia, o equivalente a 16,5 mil piscinas olímpicas por ano.
O compromisso com a excelência é atestado pelo INMETRO (CGCRE), com acreditação conquistada pelo laboratório de efluentes da concessionária, o primeiro de Mato Grosso do Sul a obter esse reconhecimento em sete parâmetros de análise.
“Campo Grande é hoje uma cidade com abastecimento de água universalizado e cobertura de esgoto em constante expansão. Trabalhamos 24 horas por dia para que esse serviço essencial chegue a todos os bairros, com qualidade e eficiência”, destaca a diretora-executiva Francis Faustino Yamamoto.
Justiça social é prioridade: Tarifa Social beneficia mais de 23 mil famílias
A universalização do saneamento em Campo Grande também caminha lado a lado com a inclusão social. O programa Tarifa Social, que concede 50% de desconto nas contas de água e esgoto, já beneficia mais de 23 mil famílias, aproximadamente 64,4 mil pessoas.
Voltado para famílias em situação de vulnerabilidade, o programa permite que o acesso à água e ao esgoto seja garantido a todos, com dignidade e respeito às necessidades de cada cidadão. Quando necessário, o cadastro é feito diretamente nas residências por meio da equipe de Responsabilidade Social da Águas Guariroba.
Campo Grande escreve um novo capítulo na história do saneamento brasileiro
O avanço do saneamento em Campo Grande é um marco histórico que projeta a cidade como referência nacional em infraestrutura urbana, saúde pública e sustentabilidade. Ao antecipar o futuro e priorizar as pessoas, a Capital de Mato Grosso do Sul mostra que o desenvolvimento só é verdadeiro quando é para todos.
O compromisso continua. Até 2028, mais de 185 mil pessoas serão beneficiadas com 697 quilômetros de redes de esgoto e 66 mil novas ligações.
Além disso, uma nova Estação de Tratamento de Esgoto está em fase de conclusão e deve começar a operar em breve.
Nas iniciativas sociais da empresa, a ampliação da base de famílias cadastradas do programa Tarifa Social deve ampliar. Até 2026 o objetivo é que 53 mil famílias sejam beneficiadas com 50% de desconto nas tarifas de água e esgoto.
Referência no Saneamento
Na capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, a Aegea Saneamento, por meio da concessionária Águas Guariroba, atua com o abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto.
No interior do Estado, a Aegea Saneamento também está presente com os serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, por meio da PPP (Parceria Público-Privada) Ambiental MS Pantanal com o Governo do Estado e a Sanesul.
A Aegea Saneamento trabalha levando dignidade e transformação sanitária em 892 cidades de 15 estados brasileiros, atuando de norte a sul do país. Os estados em que a empresa possui atuação, além de Mato Grosso do Sul, são: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo.