Um adolescente de 13 anos morreu após se engasgar com um pedaço de carne, em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, na última quinta-feira (24). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO), a família levou o garoto de carro ao quartel da corporação na cidade em busca de socorro.
“INFORMAÇÕES INICIAIS INDICAVAM QUE O JOVEM ESTAVA CONVULSIONADO, MAS FOI CONSTATADO POSTERIORMENTE QUE ELE HAVIA INGERIDO UM PEDAÇO DE CARNE DE FRANGO CRUA E, EM SEGUIDA, PAROU DE RESPIRAR”, RELATOU O CABO DOS BOMBEIROS PETHRUS NAVES, AO G1.
Pethrus contou que estava no 15º Batalhão de Bombeiros quando uma família chegou com o adolescente no banco traseiro de um veículo. De acordo com ele, a vítima chegou sem respiração, inconsciente e apresentava palidez.
O bombeiro lembra que a equipe do batalhão fez o primeiro atendimento do adolescente, utilizando a manobra de Heimlich, “por três vezes sem sucesso”. Essa técnica envolve compressões rápidas, que consistem em abraçar a pessoa por trás e pressionar a região acima do estômago, para que o objeto preso na garganta seja expelido.
“COMO A TÉCNICA NÃO RESOLVEU, FOI INICIADO IMEDIATAMENTE OS PROCEDIMENTOS DE REANIMAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIO, COM O USO DE OXIGÊNIO SUPLEMENTAR, AMBÚ E DESFIBRILADOR AUTÔNOMO (DEA)”, RESSALTA PETHRUS.
Na sequência, o cabo cita que foi acionada a unidade de suporte avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Mas, após 45 minutos de tentativas de reanimações, o médico do Samu confirmou a morte do adolescente.
O corpo dele foi removido do batalhão pelo Instituto Médico Legal (IML) para os procedimentos legais.




