O tradicional debate do Midiamax com os candidatos à prefeitura de Campo Grande, nesta segunda-feira (23), será transmitido em rede aberta de televisão pela TVE (TV Educativa). Foi confirmada a presença de todos os oito concorrentes ao cargo de chefe do executivo municipal, o que já é uma marca do evento para uma discussão democrática.
Com quase 40 anos de história, a TVE-MS foi fundada em outubro de 1984 como uma repetidora, ou seja, apenas transmitia os programas produzidos no Rio de Janeiro e São Paulo. Após cinco anos, passou a criar programas próprios. Foram produzidos musicais e programas de entrevistas, com temas segmentados como educação, saúde e esporte.
Em 2000, a emissora se transformou em Fundação Estadual Luís Chagas de Rádio e Televisão Educativa, deixando de ser uma empresa de direito privado, constituindo-se numa Fundação dotada de personalidade jurídica de direito público. Três anos depois mudou seu nome para TVE Regional.
Em 2008, integrou o grupo da Empresa Brasil de Comunicação e passou a se chamar TV Brasil Pantanal. Em 2014, voltou a se chamar TV Educativa.
Debate Midiamax
O Jornal Midiamax realiza no próximo dia 23 de setembro, às 20h, o tradicional debate com todos os candidatos à prefeitura de Campo Grande nas eleições de 2024.
A presença de todos os candidatos foi confirmada, reforçando o formato único do jornal, para que seja o mais democrático, independente da cláusula de barreira e representatividade parlamentar.
Assim, o jornal garante oportunidade para que os oito postulantes possam participar e apresentem as considerações e ideias da campanha.
Como vai ser?
Durante o debate, os oito candidatos – Adriane Lopes (PP), Beto Figueiró (Novo), Beto Pereira (PSDB), Camila Jara (PT), Jorge Batista (PCO), Luso Queiroz (PSol), Rose Modesto (União Brasil) e Ubirajara Martins (DC) – poderão discutir as propostas em quatro blocos.
O primeiro bloco já começa com confronto direto. Mediante sorteio, o candidato terá direito a fazer uma pergunta para o outro, também definido por sorteio, com tema livre.
No segundo bloco, cada candidato presente, na ordem inversa definida pelo sorteio do primeiro bloco, terá direito a realizar uma pergunta para outro candidato da sua livre escolha, até o limite de duas respostas por candidato.
Para cada pergunta, será sorteado um candidato diverso para comentar a resposta. Quem perguntou terá direito à réplica e quem respondeu, à tréplica.
Já no terceiro bloco, cada candidato sorteado neste momento fará uma pergunta também sorteada sobre temas como Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico e Emprego, Combate à Corrupção, Transparência, Servidor Público, Infraestrutura e Habitação, Ambiente, Impostos e Assistência Social, com o limite de uma resposta por candidato, a ser definido por quem pergunta, com direito à réplica e tréplica.
No quarto e último bloco, na ordem inversa do sorteio anterior, cada candidato terá tempo para fazer as considerações finais.
Checagem de fatos
Neste ano de 2024, o Jornal Midiamax traz mais uma novidade: a checagem de fatos. Em até 24 horas após o debate, as candidaturas poderão enviar à redação denúncias e documentações sobre eventuais informações inconsistentes, incorretas ou ‘fake news’ levadas ao público durante o enfrentamento.
Cada denúncia será analisada pelo núcleo de Transparência e classificada, mediante checagem de dados, como ‘PROCEDENTE’, ‘PARCIALMENTE PROCEDENTE’ ou ‘IMPROCEDENTE’, a serem divulgadas em matérias jornalísticas.
Como assistir ao Debate Midiamax
O Debate Midiamax será transmitido em tempo real para os 79 municípios do Estado pela TV UOL, home do Jornal Midiamax, Canal 4 da Net Campo Grande – TVC Midiamax, Facebook, YouTube, TikTok e Rádio Difusora Pantanal.