Marcos Antônio Barrios, que sequestrou e estuprou uma menina de seis anos em fevereiro de 2023, no município de Douradina, passou por júri popular nesta terça-feira (6/8), na Comarca de Itaporã, e foi condenado a 31 anos de prisão, em regime fechado.
O crime aconteceu entre a noite do dia 24 e a madrugada do dia 25 de fevereiro, em uma região de lavoura de soja e mata, onde o corpo da pequena Sofia foi encontrado. Depois de abusar da vítima, ele a assassinou, deixou o local, mas retornou para conferir se a garota realmente estava morta.
Na época, o Ligado Na Notícia mostrou esse caso que chocou e revoltou todo o Estado, que a criança estava em frente à casa da família quando foi raptada por Marcos.
“Ele [Marcos Antônio] afirmou que estava fora de si em razão do uso de substância entorpecente, mas se recorda que, após o estupro, deixou a criança amarrada e depois retornou ao local para confirmar se ela estava com vida”, disse o delegado Mateus Rocha, responsável pelo caso à época do crime.
Os trabalhos de investigação e laudo da perícia apontaram que a menina foi estrangulada com um pedaço da própria roupa, e com retalhos de pano teve as mãos e os pés amarrados.
Ao ser preso, o indivíduo negou os crimes, mas entrou em contradição e acabou confessando a barbaridade. Ele também chegou a admitir um estupro contra outra menina, indígena, de sete anos, em uma festa de ano-novo.
Neste caso, em decorrência dos ferimentos, a criança ficou um mês internada no HU (Hospital Universitário), em Dourados.
“Em razão disso, por ter deixado essa ponta solta, neste segundo crime ele retornou ao local para eliminar possível identificação”, disse Mateus Rocha.
Conforme o delegado, após o primeiro crime, no Ano Novo, Marcos Antônio tentou mudar o visual e voltou a usar a cor natural do cabelo (na época do primeiro estupro estava descolorido), para tentar dificultar ser reconhecido.
Após a prisão do rapaz no sábado, a polícia suspeitou de envolvimento dele no estupro do Réveillon. Inicialmente, Marcos Antônio negou afirmando que nem estava na cidade no dia. Entretanto, familiares dele desmentiram essa versão e afirmaram que ele estava, sim, em Douradina.
Estupro e morte da Sofia
Todo o crime aconteceu depois que Marcos Antônio Barrios, segundo a polícia, fumou crack com amigos. Para as autoridades, o homem disse ter visto uma moto Honda Biz na casa da menina de seis anos e decidiu furtar o veículo. Ele levou a moto a um galpão e depois voltou para perto da residência, junto aos amigos.
Ao ver a menina, ele decidiu sequestrá-la. “Estava muito doido”, disse o assassino, na delegacia. A menina foi arrastada até o mato, teve as mãos e pés amarrados e foi estuprada. Após ser detido, ele levou os policiais até o local onde o corpo estava.